quarta-feira, março 15, 2017

Em Afrânio, CDL e comerciantes estão unidos pela reabertura da agência do Banco do Brasil


Desde que foi alvo de criminosos em janeiro de 2017, a agência do Banco do Brasil de Afrânio, sertão de Pernambuco, ainda não foi reaberta, o que vêm provocando grandes transtornos à população. Para realizar os serviços bancários, os moradores precisam se deslocar para as cidades de Petrolina (PE) ou Paulistana (PI), e isso já afeta o comércio local, que sente a diminuição das vendas.

Tentando reverter a situação, os dirigentes da Associação Comercial de Afrânio convocaram a TV Grande Rio para uma entrevista e cobrar uma posição do Banco do Brasil. Os dirigentes receberam apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina - CDL (Núcleo Afrânio), comerciantes e moradores, que realizaram um ato em favor da abertura da agência do BB.

“Um bando invadiu a cidade e explodiu as agências do Banco do Brasil e dos Correios, e a agência não reabriu. A população tem agora que ser virar entre Casa Lotérica ou se deslocar para outras cidades para conseguir sacar dinheiro e efetuar alguns serviços. Já estamos acumulando prejuízos, pois o dinheiro que seria investido em Afrânio é investido fora. Estamos realizando esse ato aguardando uma posição do Banco e a reabertura da agência”, declarou, Esperidião Rodrigues, presidente da Associação Comercial.

O presidente da CDL Petrolina (NDL Afrânio), Manoel Vilmar, e o diretor executivo, Valdivo Carvalho, participaram do ato em favor da abertura da agência em apoio aos comerciantes e moradores do município. A entidade solicitou uma audiência com o prefeito de Afrânio, Rafael Cavalcanti, pedindo a intervenção do chefe do executivo para mobilizar a segurança pública e cobrar a reabertura do BB.

“Precisamos juntar o comércio, o poder público e a segurança pública, e fortalecer o município de Afrânio. Solicitamos ao prefeito que ajude a cobrar mais segurança para Afrânio junto ao governo do Estado, e nos ajude em buscar uma solução para a reabertura da agência bancária, que também é responsável pelo pagamento da folha dos servidores públicos. Os comerciantes pediram apoio da CDL e estamos aqui para apoiá-los”, pontuou, Manoel Vilmar.

O diretor executivo da CDL, Valdivo Carvalho, destacou que o fechamento da agência está trazendo muitos prejuízos para a economia município. “Os clientes estão desaparecendo, pois eles vão para outras cidades utilizar os serviços bancários, além de investir em outras cidades, os moradores têm esse custo de deslocamento. Os comerciantes querem que o banco seja reaberto, pois a falta de clientes já traz prejuízos para a economia do município. A CDL apóia os comerciantes e moradores de Afrânio, e juntos vamos lutar pela reabertura da agência e pelo fortalecimento do comércio”, finalizou, Valdivo.

Explosão da Agência

Na madrugada do dia 07 de janeiro de 2017, cerca de 20 bandidos armados com fuzil explodiram as agências do Banco do Brasil e dos Correios, em Afrânio, no Sertão de Pernambuco. A ação dos bandidos ocorreu por volta das 1h, quando criminosos chegaram em quatro carros e cercaram a entrada e saída da cidade. Quatro policiais militares que estavam de plantão foram mantidos presos dentro do alojamento e um agente da Polícia Civil ficou retido na delegacia. Vários tiros foram disparados pelos bandidos para intimidar os policiais.

Parte do grupo entrou na agência do Banco do Brasil e explodiu dois caixas eletrônicos e o cofre do banco. Os outros criminosos seguiram para os Correios e também explodiram o cofre da agência.

Na fuga oito pessoas que estavam em um bar próximo ao local foram feitas reféns e só foram liberadas horas depois em uma estrada de acesso ao estado do Piauí. Um deles ficou ferido após ser atingido por um tiro. A vítima foi socorrida para uma unidade de saúde local e depois encaminhada para o Hospital Universitário em Petrolina.

Equipes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta foram acionadas. O Instituto de Criminalística também esteve no local. Notas manchadas de tinta ficaram espalhadas pela cidade.

Essa é a segunda vez que bandidos assaltam o local. Em 19 de janeiro de 2016 os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil foram explodidos por quatro bandidos. O banco postal dos Correios também já tinha sido alvo dos criminosos. Em 25 de junho do ano passado eles cortaram fios de eletricidade e roubaram todo o dinheiro do cofre. (Informações do G1)

Comunicação CDL Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário