sexta-feira, novembro 18, 2016

‘Outras Palavras’ envolve comunidade escolar de Arcoverde

Projeto da Secult-PE e Fundarpe distribui livros, promove diálogo com escritores, apresentação artística e exibição de filmes 

Integrando educação, cultura e cidadania, o projeto ‘Outras Palavras’, desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe, realiza nesta sexta (18) e sábado (19) sua 5ª edição, na cidade de Arcoverde, Sertão do Moxotó. Após ter passado por escolas públicas de Araçoiaba, Paulista, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Camaragibe, a programação composta por roda de diálogos com escritores, exibição de filmes e apresentação artística, também fará parte das celebrações do Mês da Consciência Negra no município.

Hoje (18), a partir das 8h, a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) recebeu a programação direcionada para estudantes e professores de oito escolas púbicas da região. Além da entrega de kits literários contendo as obras vencedoras do Prêmio Pernambuco de Literatura, com os escritores Mário Filipe Cavalcanti, vencedor do 3º Prêmio Pernambuco de Literatura, com o livro ‘Caninos Amarelados’, e Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, professor da AESA-CESA e da Escola Industrial de Arcoverde, também integraram as ações do projeto uma homenagem ao símbolo da resistência negra na região, Luiz Eloy de Andrade (Luizão), falecido em outubro do ano passado; uma apresentação artística do grupo Jaraguá Mulungu Terno de Pífanos; e a premiação do concurso ‘Afrodescendência, nossa luta, nossa história’, para os estudantes participantes.

No sábado (19), as ações terão início às 9h com a 7ª Marcha Zumbi dos Palmares, com a participação de estudantes, professores e da sociedade civil sob o tema ‘As lutas de Dandara e Zumbi pela igualdade, trazendo personagens históricos’. Às 16h, a programação segue no Cine Rio Branco, onde serão exibidos o documentário paraibano ‘Praça de Guerra’ (2015) e o longa-metragem ‘Osvaldão’ (2014).

“O projeto Outras Palavras é uma oportunidade da juventude ter acesso à produção cultural pernambucana, por isso, fazemos questão de trazer aos nossos encontros autores e artistas de nosso estado, seja para mostrar suas obras literárias, seja para apresentar a arte de nossos Patrimônios Vivos, que sempre estão presentes em nossas andanças. Além disso, consideramos que o projeto atua no sentido de integrar cultura e educação com um papel fundamental de resistência, levando mais arte e mais cultura para as escolas”, ressalta Antonieta Trindade, vice-presidente da Fundarpe e idealizadora do projeto.

Secul-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário