sexta-feira, novembro 18, 2016

Oposição debate crescimento da criminalidade com o presidente do TJPE, Leopoldo Raposo

Foto: Arthur Marrocos

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa (Alepe) se reuniu hoje com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Leopoldo Raposo, para debater o crescimento da criminalidade no Estado. Segundo levantamento realizado pela Oposição, o Pernambuco acumula um crescimento de 12,9% nos índices de homicídio deste ano e caminha para fechar 2016 como o terceiro ano consecutivo de crescimento no número de assassinatos. Representaram a Oposição no encontro os deputados Silvio Costa Filho (PRB), líder da bancada; Joel da Harpa (PTN), vice-líder; e José Humberto, presidente estadual do PTB.

Ao final do encontro, os parlamentares explicaram que fizeram o convite ao presidente do TJPE para que ele participasse de audiência pública a ser realizada na Alepe para discutir o tema e que avaliasse qual a contribuição que o Poder Judiciário pode desempenhar no combate à criminalidade. “Em outubro, infelizmente registramos o pior mês de todo o Pacto pela Vida. Foram contabilizados 451 homicídios, segundo dados da própria SDS, o pior resultado desde o lançamento do Pacto, em 2007. Nesses últimos três anos tivemos um crescimento de 40% na quantidade de mortes violentas. Essa é uma questão que vem preocupando toda a sociedade, independentemente de preferência partidária ou classe social”, declarou Silvio.

O desembargador Leopoldo Raposo afirmou que o combate à violência é hoje uma das prioridades do TJPE. “É uma prioridade nossa combater a criminalidade. Estamos intensificando as ações e nos reunindo com frequência com os juízes da área de execuções penais, com o Ministério Público, com a OAB e com a Defensoria e com outros segmentos da sociedade, inclusive com as comunidades de baixa renda, porque entendemos que apenas de forma integrada conseguiremos avançar no combate à violência”, avaliou.

Os deputados da Oposição apresentaram ao presidente do TJPE a ideia de construir um amplo debate sobre o assunto, que tanto vem impactando a vida da população. “O presidente Leopoldo Raposo antecipou que o Judiciário vai iniciar uma série de visitas aos presídios do Estado e se colocou a disposição para contribuir como uma voz dentro do Pacto pela Vida, além de trabalhar para que as execuções penais sejam agilizadas e de contribuir com o serviço de inteligência no combate ao crime”, destacou Silvio.

Os próximos passos da Oposição serão procurar o procurador de Justiça do Estado, Carlos Guerra, o presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Duarte, e o ministro da Defesa Raul Jungmann. A bancada aguarda também a confirmação do líder do Governo na Alepe, Waldemar Borges, em relação à data para realização de audiência pública na Comissão de Cidadania e Diretos Humanos, prevista para a primeira quinzena de dezembro.

Assessoria de Imprensa Bancada de Oposição na Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário