domingo, novembro 13, 2016

Hospital Sírio-Libanês forma profissionais especialistas em Garanhuns

O curso já foi aplicado em cidades como Recife e Caruaru. O próximo destino é Serra Talhada. 

Aconteceu em Garanhuns, na última terça-feira, dia 07/11, a solenidade de conclusão dos cursos de especialização dos projetos de apoio ao SUS na V Região de Saúde do Estado de Pernambuco, promovidos por meio da parceria institucional do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, no caso específico de Garanhuns, a Universidade de Pernambuco (UPE).

O evento foi realizado no auditório da Universidade de Pernambuco, e contou com a presença de Anderson Torreão (Sírio-Libanês), Gessyane Paulino (COSEMS), Harley Davidson (Secretaria de Saúde de Garanhuns), Régia Leite (UPE), além da Dra. Catarina Tenório, gestora da V GERES. Ao todo, mais de 80 profissionais de saúde concluíram seus cursos, em um ano de trabalhos, em uma demanda que atendeu os 21 municípios da região.

O Campus Garanhuns da UPE participa da iniciativa cedendo infraestrutura para os cursos, com salas de aula, secretaria, equipamentos multimídia, sala de videoconferência, auditório, secretaria, entre outros, inclusive docentes.

Segundo Anderson Torreão, este curso já foi aplicado em cidades como Recife e Caruaru, e agora a estrutura terá o destino de Serra Talhada.

Foram ofertados os seguintes cursos de especialização:
- Regulação em Saúde no SUS
- Preceptoria no SUS
- Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde
- Vigilância em Saúde
- Processos Educacionais na Saúde com ênfase em Metodologias Ativas de ensino aprendizagem

INSTITUTO SÍRIO-LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISA

Estas iniciativas educacionais têm sido promovidas e realizadas por esse conjunto de organizações desde o ano de 2009, tendo já formado milhares de especializandos, contemplando várias regiões de saúde em todo o Brasil. Durante o desenvolvimento dos cursos, profissionais de saúde e gestores de inúmeras instituições de saúde da V Região de Saúde de Pernambuco, além de educadores da área da saúde de instituições parceiras, poderão trocar experiências com os seus pares de outras 29 regiões, distribuídas em quase todos os estados do país, além de interagir com o quadro de especialistas do Hospital Sírio-Libanês.

A partir de encontros presenciais, teleconferências, e atividades de educação à distância, esses atores debaterão suas práticas com o objetivo de produzir conhecimento que gere o aperfeiçoamento do SUS em nível regional. Para vencer esse desafio continental sem que a qualidade do processo de ensino aprendizagem seja prejudicada, estes cursos tiveram seus programas especialmente desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa utilizando abordagens pedagógicas inovadoras, incluindo a aprendizagem baseada em problemas, a problematização, a aprendizagem significativa, a aprendizagem baseada em equipes (Team-based learning), a educação à distância e a avaliação de competências. Estas atividades educacionais possibilitam que os profissionais tragam para a sala de aula as experiências e os casos vivenciados em seu cotidiano e fornecem suporte para a construção de projetos aplicativos de intervenção na realidade de saúde local. Os cursos apostam, portanto, não apenas na importante construção significativa do conhecimento, que possibilita a transformação das pessoas, mas também na construção de projetos que possam ser aplicados nas diferentes realidades de cada região.

Ronaldo César/Vox Comunicação
Com informações do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e da Imprensa da Universidade de Pernambuco - UPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário