quarta-feira, novembro 30, 2016

Codevasf recebe Selo Verde A3P do Ministério do Meio Ambiente

A empresa aderiu à Agenda A3P em outubro deste ano, fortalecendo seu compromisso com a promoção de práticas sustentáveis. (Foto: Frederico Celente/Codevasf)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi certificada nesta terça (29) com o Selo Verde da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais.

A cerimônia de certificação ocorreu na sede da Codevasf em Brasília (DF) como parte do Dia Verde, evento criado para divulgar as ações da empresa na área ambiental e estimular os funcionários a desenvolverem a sustentabilidade. Além da certificação, foram realizadas palestras e oficina de reciclagem para os empregados.

A entrega do selo verde à Codevasf foi feita pelo gerente da A3P, Dioclécio Luz, que passou o certificado às mãos da presidente da Codevasf, Kênia Marcelino. “Esse evento reforça nosso compromisso com a A3P para promover o uso racional dos recursos materiais na Companhia. Sem dúvida, esse é um esforço conjunto de todos nós como agentes públicos e como cidadãos na defesa da sustentabilidade”, afirmou a presidente ao receber a certificação.

A Codevasf aderiu à Agenda A3P em outubro deste ano, fortalecendo seu compromisso com a promoção de práticas sustentáveis. A adesão prevê que a Companhia e o MMA integrem esforços para desenvolver projetos voltados à inserção, de forma consistente, da variável socioambiental no seu cotidiano.

Para implantação da A3P, a Codevasf elaborou um plano de trabalho que deverá ser executado pelos próximos cinco anos. De acordo com o termo de adesão, caberá à Codevasf ao longo desse período: criar uma Comissão Gestora da Agenda; realizar um diagnóstico socioambiental, com a participação dos servidores, e identificar aspectos socioambientais relevantes para a empresa; elaborar um Plano de Gestão Socioambiental; promover capacitação e sensibilização; e realizar avaliação e monitoramento das ações.

O evento de certificação contou com a presença dos diretores de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Inaldo Guerra, e de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Marco Aurélio Diniz, e dos gerentes-executivos de Gestão Administrativa e Suporte Logístico, Ionara Cruz, e de Gestão Estratégica, Sérgio Miranda, além de técnicos da empresa.

Palestras educativas e informativas

Como parte do evento, Dioclécio Luz proferiu palestra sobre a A3P. Em sua explanação, ele ressaltou, entre outros aspectos, a importância da iniciativa e seus objetivos. “A A3P tem como princípio a inserção dos critérios ambientais - que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados -, tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho”, explica Dioclécio.

Na sequência, o estudante de Engenharia Ambiental da UnB e estagiário da Gerência de Meio Ambiente da Codevasf, Atman Solino, ministrou a palestra "Onde está o seu resíduo e onde poderia estar?". Ele abordou, dentre outras questões, as diversas ações realizadas pela Codevasf visando o uso racional dos recursos materiais na empresa e a conscientização dos empregados para as questões ambientais, como a disponibilização de coletores de resíduos sólidos na empresa e outras ações da Gerência de Meio Ambiente e as comissões instituídas com essa finalidade.

Após a palestra, Solino promoveu uma oficina de aproveitamento de resíduos para os empregados da Codevasf. A funcionária Cristiane Dias foi uma das participantes. O objetivo da atividade foi ensinar como produzir diversos objetos a partir de materiais recicláveis. “Acho muito importante esta iniciativa. Já participo de coletas seletivas. É sempre bom aprender mais sobre isso”, avaliou a servidora da Codevasf.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário