terça-feira, outubro 25, 2016

Defensores Públicos de Pernambuco recebem pesquisadores da Human Rights Watch para tratar sobre a violência contra as mulheres


Foram dois dias de reuniões na Sede da Defensoria Pública de Pernambuco e um de visita a Colônia Penal Feminina (CPFR) do Recife na semana passada. Os pesquisadores da Human Rights Watch, uma organização internacional de direitos humanos, não-governamental, sem fins lucrativos, vieram a capita pernambucana para conhecer o trabalho jurídico da Defensoria do Estado e tratar das principais motivações de violência contra a mulher, tanto no seio familiar quanto nas unidades prisionais de Pernambuco. Para dialogar sobre os temas de interesse propostos, participaram do encontro as Defensoras Públicas Cristiana Maria Pêssoa de Melo, Carolina Kouri, Virginia Moury Fernandes e Marianna Granja. Todas ligadas ao trabalho jurídico de reeducandas e reeducandos em unidades prisionais do Estado.

César Muñoz é pesquisador sênior para o Brasil na Divisão das Américas da Human Rights Watch. Dentre seus temas de investigação para a Instituição aqui no Brasil, tem dedicado especial atenção às questões de segurança pública e direitos humanos, especialmente as condições das prisões e os abusos policiais. Essa é a segunda vez que se reúne com Defensores Públicos de Pernambuco. O pesquisador espanhol trabalha na unidade da Instituição em São Paulo. Já a americana Amanda Klasing, lotada em Washigton, EUA, é pesquisadora sênior na divisão dos direitos da mulher. O trabalho da pesquisadora concentra-se na violência sexual e doméstica, direitos reprodutivos e direitos econômicos e sociais. Ela é especialista em direitos à água e ao saneamento.

Vários tópicos foram abordados junto aos Defensores Públicos: desde o trabalho específico da rede de instituições e órgãos que atuam na proteção e atendimento as mulheres vítimas de violência, quanto aos dados do atendimento jurídico por parte da Defensoria Pública de Pernambuco e as mudanças com a chegada da Lei Maria da Penha – este ano completando dez anos de sua criação. Em quase uma semana de trabalho no Recife, César e Amanda, visitaram ainda a CPFR e já está em pauta uma visita ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), localizado na Ilha de Itamaracá.

Redação: Viviane Souza – Ascom / DPPE
Foto: @jhpaparazzo Almir Cunha – Ascom / DPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário