segunda-feira, abril 11, 2016

No Recife, Lula lidera corrida pela presidência, diz pesquisa


De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), ao mesmo tempo que a rejeição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumenta, ele continua sendo o nome mais lembrado no Recife em eventual disputa presidencial.

O petista abocanharia 25,1% dos votos numa disputa. Já a ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade) aparece em segundo, num cenário estimulado, com 21,6%.

“Lula já chegou a ter no Recife 70% dos votos e o que vemos, nesse momento, é a queda estrondosa dele. Porém, mesmo com o desgaste, ele continua sendo uma grande liderança. Há a possibilidade de novas eleições, ele continua a liderar e, certamente, será candidato competitivo”, explica o cientista político e coordenador da pesquisa, Adriano Oliveira (UFPE).

A pesquisa ainda mostra que 66,5% dos entrevistados não são de acordo com a nomeação de Lula como ministro d Estado no governo da presidente Dilma.

O crescimento e o declínio dos partidos também foram detectados pela pesquisa. Apesar de o PT enfrentar a fase mais adversa da sua biografia, a sigla ainda é a mais admirada pelos recifenses, com 14,9%. A taxa dos que rejeitam partidos políticos (46,6%) é maior que a soma de todas as legendas citadas (33,5%).

Para chegar à radiografia do cenário, o instituto ouviu 624 pessoas no início da semana (dias 4 e 5 de abril). As entrevistas foram realizadas somente no Recife e os entrevistados tinham que ser eleitores com mais 16 anos. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos. Do percentual de pessoas ouvidas, 55,3% são mulheres e 48,9% têm ensino médio completo ou superior incompleto.

Com informações do Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário