quinta-feira, março 24, 2016

Comércio poderá ser proibido de praticar valores diferentes em compras com cartão e com dinheiro


A forma de pagamento não pode prejudicar o consumidor. Pelo Projeto de Lei nº 688/2016, em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os estabelecimentos comerciais do estado ficam proibidos de estabelecer preços diferentes para pagamentos em cartão de crédito ou débito e para pagamentos em dinheiro, seja pela aplicação de desconto, seja por acréscimo específico. Aqueles que descumprirem a norma serão submetidos às sanções do Código de Defesa do Consumidor. De autoria do deputado Pastor Cleiton Collins (PP), a proposição recebeu parecer favorável, nos termos do Substitutivo nº 1, na Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em reunião realizada nesta quarta (23).

O entendimento é de que, apesar de nenhum estabelecimento ser obrigado a comercializar com outras formas de pagamento, além de dinheiro em espécie, a diferenciação de valores, caso o comerciante opte por aceitar cartão, não deverá existir. A matéria prevê, ainda, que deverão ser afixados cartazes nos estabelecimentos comerciais informando sobre a proibição.

De acordo com a justificativa do PL, fixar preço diverso para o mesmo produto, em razão da forma de pagamento, fere o inciso V do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, que diz o seguinte: “É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva.”

Apesar de favorável à iniciativa, o deputado Miguel Coelho (PSB), relator do projeto na Comissão, ponderou que “o ônus não pode recair sobre os comerciantes, já que cabe a eles pagar pelo custo de operação do cartão de crédito”. Na avaliação do parlamentar, é possível que haja prejuízo à livre iniciativa.

Ainda na reunião desta quarta, o colegiado aprovou outros três projetos de lei. Também foram distribuídas para relatoria duas proposições. Caberá também a Miguel Coelho relatar o PL 727/2016, que dispõe sobre o direito da pessoa com deficiência e psicopatologia permanecer acompanhada de cão de serviço. O projeto é de autoria do deputado Lucas Ramos (PSB).

Visita – Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, o deputado Aluísio Lessa (PSB) anunciou que o colegiado fará uma visita à fábrica da Vivix – Vidros Planos, em Goiana (Mata Norte). A comitiva será recebida, no dia 25 de abril, pelo presidente da empresa, Paulo Drummond. “Essa visita é muito importante para observarmos o setor e o seu impacto na economia do Estado, já que a Vivix é considerada uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo”, destacou Lessa.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário