terça-feira, fevereiro 23, 2016

Frente parlamentar da Alepe faz diagnóstico de pontos vulneráveis dos rios Capibaribe e Beberibe

Na Comunidade do Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, moradores denunciaram focos do Aedes aegypti no canal da Compesa (Foto: Rinaldo Marques/Alepe)

A Frente Parlamentar de Revitalização do Rio São Francisco e demais Rios visitou, nesta segunda (22), quatro comunidades do Recife, localizadas às margens dos rios Capibaribe e Beberibe. O objetivo do colegiado foi fazer um diagnóstico dos problemas vivenciados pelos moradores em decorrência da falta de saneamento básico e do assoreamento.

A primeira parada dos parlamentares foi a Vila dos Pescadores, em Afogados. Lá, o Capibaribe foi represado para que se fizesse um viveiro para criação de peixes. Esgoto e lixo são despejados diariamente no pouco espaço que restou para o rio. O vigilante Ermírio Morais, de 48 anos, morador da comunidade desde que nasceu, explicou as mudanças ocorridas a partir do crescimento urbano nos arredores. “Aprendi a nadar no canal, mas depois que a passagem da água foi fechada, tudo virou lama”, lembrou. Segundo Morais, 80% da comunidade não tem saneamento nem asfaltamento, e os moradores acabam despejando dejetos no rio.

A comunidade do Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, foi outro ponto visitado pelo grupo parlamentar. No local, os moradores denunciaram focos do Aedes aegypti no canal da Compesa, o que tem provocado vários casos de dengue, zika e chikungunya na localidade. A frente também esteve em mais um trecho do Capibaribe, a comunidade dos Coelhos, na área central do Recife; e o Coqueiral, terreno no bairro de Salgadinho, em Olinda, banhada pelo Rio Beberibe.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Zé Maurício (PP), que também acompanhou a visita, destacou a gravidade do que foi observado ao longo da vistoria. “Vamos alimentar um banco de dados com todas as informações obtidas para cobrar dos órgãos competentes uma maior atuação”, ressaltou.

O presidente da frente, deputado Odacy Amorim (PT), destacou a importância da visita. “Esta foi a primeira de uma série de vistorias. Constatamos o sofrimento da população ribeirinha e ficou claro que o projeto de saneamento básico é o princípio básico da revitalização de um rio. Os canais foram feitos para drenar a água da chuva, mas acabam escoando os dejetos dos esgotos”, salientou. O parlamentar também ressaltou que todos os registro feitos na visita farão parte do relatório final do colegiado.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário