quinta-feira, janeiro 14, 2016

PV-PE realiza 12ª caminhada do projeto Recife Bom para Viver

Atitudes cidadãs para o bem da comunidade são destaque
Carlos Augusto, Tarcísio Pereira e Luiz Carlos Amaral (Foto: Arnaud Mattoso)

No próximo sábado (16), o Partido Verde (PV-PE) dá continuidade ao projeto Recife Bom para Viver e o grupo vai cobrir a microrregião 1.2, que engloba os bairros da Boa Vista, Soledade, Paisandu, Ilha do Leite, Santo Antônio, São José e Cabanga A caminhada começa às 8h na Praça Miguel de Cervantes (Dr. Fernando Figueira), na Ilha do Leite.

O projeto foi iniciado em setembro do último ano e visa cobrir todas as microrregiões da capital pernambucana. Já foram observados pontos nevrálgicos no tocante a questões como segurança pública, saneamento básico, emprego e coleta de lixo, além da deficiência de transporte público ou de opções de oferta de emprego. As caminhadas já geraram também dois debates, que versaram sobre gestão do lixo e segurança pública. Os detalhes e registros do projeto podem ser conferidos no site http://recifebomparaviver.com.br

A participação cidadã e o empreendendorismo dos habitantes, entretanto, é um ponto que ganha destaque durante as caminhadas. Confira alguns deles.

Em Afogados, população pavimenta rua – Na rua Buriti, o pedreiro e encanador Narciso Pereira Alves, de 71 anos, conhecido por “Delegado”, cansou de esperar pela pavimentação da rua em que mora há 40 anos e decidiu, junto com dois companheiros de trabalho, fazer eles mesmos o trabalho, iniciado em 9 de janeiro. O dinheiro para a obra foi arrecadado com a comunidade e vai custar R$ 2.000,00 (Contato de Narciso - 81 98417.8448)

No Coque, alimentos que seriam descartados são distribuídos com população – Há mais de 15 anos, Aldemar Carneiro, líder comunitário no Coque, promove distribuição de alimentos doados pela rede de supermercados Extra. Para isso, criou uma associação com CNPJ e conseguiu obter as doações dos alimentos que iriam para o descarte como frutas e verduras, além de alguns alimentos empacotados como passas e ameixas secas. (Contato de Aldemar Severino Carneiro: 81 98640-2887)

Na Mangabeira, livros gratuitos para a comunidade – Morador do bairro há 25 anos, o professor e ambientalista Luiz Carlos Amaral acredita que livros devem trocar de mãos. Na fachada da casa simples com sombras de árvores, ele disponibiliza livros para doação numa velha geladeira. Mas o grande encontro ou a boa emoção do seu Luiz foi encontrar o mestre dos livros em Pernambuco, o editor e livreiro Tarcísio Pereira que acompanhava o Projeto durante a visita à sua casa. Visivelmente emocionado, conversou com Tarcísio sobre o quanto frequentou a Livro 7, nos bons tempos na Rua 7 de Setembro. (Contato de Luiz Carlos Amaral - 81 3442-2720 )

Histórico

Financiado pela fundação Verde Herbert Daniel, o projeto visa elaborar um conjunto de sugestões para a melhoria das diversas regiões da capital, contemplando, acima de tudo, a visão dos seus moradores.

Segundo Carlos Augusto, que também é 1º suplente de Fernando Bezerra Coelho no Senado, o objetivo da ação é conhecer melhor a cidade, seu povo e sua relação com os espaços urbanos.

Assessoria de Imprensa PV-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário