sexta-feira, janeiro 08, 2016

Presidente da Alepe prestigia posse da nova Mesa Diretora do TCE

Carlos Porto foi deputado estadual em três mandatos consecutivos, de 1979 a 1990 (Foto: João Bita/Alepe)

Representante do Parlamento Estadual, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), prestigiou a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), ontem (07), no auditório do órgão. Durante o biênio 2016-2017, o conselheiro Carlos Porto exercerá a Presidência da Corte de Contas pernambucana, em substituição a Valdecir Pascoal. O primeiro-secretário da Alepe, deputado Diogo Moraes (PSB), também participou da solenidade, além de outros parlamentares.

Integrante do TCE desde 1990, quando foi nomeado pelo então governador Carlos Wilson, Carlos Porto nasceu em Canhotinho (Agreste) e se formou bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Antes de integrar o tribunal, foi deputado estadual por três mandatos (1979-1982; 1983-1986; 1987-1990).

A trajetória do novo presidente do TCE foi destacada por Uchoa como prova de competência: “Já tive a oportunidade de conviver com a administração de Carlos Porto no passado. Ele tem origem na Assembleia Legislativa, conhece muito bem a Casa e também o TCE. Tenho certeza de que não teremos a menor dificuldade na relação com o tribunal, que será conduzido com altivez, dignidade e independência”.

Ao pontuar o caráter rotineiro da atividade do TCE, por meio da análise das prestações de contas, estaduais e municipais, Carlos Porto destacou que sua gestão dará prioridade às auditorias de acompanhamento de obras. “Garantir a fiscalização dessas iniciativas desde a publicação dos editais é uma medida eficaz para evitar o superfaturamento”, avaliou.

Ao longo dos 25 anos em que integra o órgão, Porto assumiu a Presidência do tribunal em outras quatro ocasiões (1995; 2004-2005; 2007) e estava exercendo, pela terceira vez, a função de vice-presidente (1993-1994; 2002-2004; desde 2014).

O governador Paulo Câmara falou sobre a importância da Corte de Contas estadual, ao orientar e buscar transparência e controle social. “Temos uma democracia nova no Brasil e precisamos de instituições fortes, que controlem e contribuam para a melhoria do serviço público prestado à população. O TCE tem feito o seu trabalho e isso nos orgulha muito”, avaliou.

Os demais conselheiros da nova Mesa Diretora do tribunal também foram empossados. A vice-presidência do órgão será ocupada por Marcos Loreto. Já Dirceu Rodolfo ficará à frente da Corregedoria do Tribunal. Teresa Duere e Valdecir Pascoal assumirão os cargos de presidentes da Primeira e Segunda Câmaras do TCE, respectivamente. Caberá a Ranilson Ramos o cargo de ouvidor e a João Campos a diretoria da Escola de Contas.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário