sexta-feira, outubro 30, 2015

CPRH informa praias impróprias para banho no feriadão

Boletim do período de 30 de outubro a 05 de novembro de 2015

Praias impróprias para banho

Semanalmente, a CPRH disponibiliza, no seu portal (www.cprh.pe.gov.br), as praias pernambucanas que estão consideradas impróprias para o banho. Até o próximo dia 05 de novembro a lista de praias impróprias inclui:

Em Itamaracá
Praia de Jaguaribe, em frente à Rua Santina de Barros.

Em Serinhaém:
Praia de Barra de Sirinhaém, em frente à Escola Municipal Leonildo da Silva.
Praia de Barra de Sirinhaém, em frente ao Loteamento Ondas da Barra.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) desenvolve, desde 1974, programa de monitoramento da qualidade das praias de Pernambuco com o objetivo de avaliar, sistematicamente, todo o litoral pernambucano quanto a sua balneabilidade.

O Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco conta, atualmente, com 50 pontos de amostragem, distribuídos em onze municípios litorâneos, situados em três regiões geográficas. Na Região Norte: o município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife: os municípios de Itamaracá, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca e na Região Sul: os municípios de Sirinhaém, Tamandaré e São José da Coroa Grande.

Classificação das praias

A classificação das praias está baseada nas normas estabelecidas na Resolução CONAMA nº20/86, em seus artigos 26 e 27, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade, ou seja, à recreação de contato primário, que se entende como um contato direto e prolongado com a água para prática de mergulho, natação, esqui-aquático e onde existe a possibilidade de ingestão de quantidades consideráveis de água.

Segundo a Resolução, as águas doces, salobras e salinas, destinadas à recreação de contato primário, podem ser classificadas em quatro categorias: EXCELENTE, MUITO BOA, SATISFATÓRIA OU IMPRÓPRIA.

Izabelyta Guerra/Núcleo de Comunicacão Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário