sexta-feira, agosto 28, 2015

Parceria contra crimes ambientais protege área de mananciais na maior Reserva Florestal da RMR

Fotos: Ascom CPRH/Divulgação

Por Izabelyta Guerra/Núcleo de Comunicacão Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH

Atendendo demanda judicial do Ministério Público dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Moreno, analistas ambientais da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em uma ação conjunta com a Compesa, Polícia Militar e Prefeitura do Moreno, realizaram, nesta quinta-feira (27) embargo e demolição de construções irregulares no Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú ( RVS- Gurjaú), Unidade de Conservação (UC), que, além de ser a maior Reserva da Região Metropolitana do Recife (RMR), está situada em bacia de proteção de mananciais, detendo em seu interior mais de 200 nascentes.

A atividade faz parte da agenda de fiscalização e monitoramento articulada pelo Ministério Público do Cabo e de Moreno junto à Agência, tem como principal objetivo, inibir novas ocupações irregulares na região da UC. “Além disso, todo crime ambiental é identificado e monitorado durante estas ações que acontecem periodicamente semanalmente”, afirmou a gestora da Unidade, Elaine Brás. Entre estes crimes estão incluídos: desmatamento, caça e utilização de agrotóxicos.

Este procedimento integrado é resultado do apoio do Ministério Público dos Municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Moreno à necessidade de ampliar o efetivo nas demandas relacionadas ao meio ambiente na área de Gurjaú que, em nível estadual, já conta com a ação da CPRH, da Cipoma e da Compesa - que faz a captação da água, o tratamento (ETAS Gurjaú e Matapagipe) e a distribuição de água para o abastecimento da RMR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário