Publicidade

Dilma lança petroleiro André Rebouças ao mar em Pernambuco na quinta-feira (14)


A presidenta Dilma Rousseff chega a Pernambuco, na próxima quinta-feira (14), para a viagem inaugural do navio petroleiro André Rebouças, a nona embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro a entrar em operação. Dilma desembarca às 10h30, na Base Aérea do Recife, acompanhada do líder do PT no Senado, Humberto Costa, a quem a visita foi confirmada na noite dessa segunda-feira (11).

Realizada no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca, litoral sul do Estado, a cerimônia começa às 11h e servirá, ainda, para o batismo do petroleiro Marcílo Dias, mais um do lote de 10 navios do tipo Suezmax encomendados ao EAS pela Transpetro.

"É um exemplo da força da Petrobras e da prioridade que o Governo da presidenta Dilma vem dando à indústria naval brasileira, hoje uma das mais importantes do mundo e força-motriz da economia pernambucana", explicou Humberto, que partirá de Brasília com a presidenta, no avião presidencial, com destino ao Recife, em companhia do presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, e da Transpetro, Cláudio Campos.

IPOJUCA - O EAS é um dos estaleiros mais importantes do mundo, concentrando em sua carteira 22 dos 49 navios petroleiros que fazem parte do Promef. Com área de 1,5 milhão de m², o estaleiro está em operação desde 2008 e entrou para a história da indústria naval brasileira em maio de 2010 ao lançar ao mar o seu primeiro navio, o petroleiro suezmax João Cândido, com conteúdo local de 71%.

O segundo, em maio de 2013, foi o Zumbi dos Palmares e o terceiro, em dezembro do mesmo ano, o Dragão do Mar. Além desse primeiro lote de dez navios Suezmax, com conteúdo local de 60%, contratado em janeiro de 2007, o EAS tem em carteira a construção de outros três lotes de navios petroleiros, sendo cinco Aframax (65%), quatro Suezmax (73%) e três Aframax DP (73%).

Assessoria de Imprensa do Senador Humberto Costa

Comentários

Publicidade