quarta-feira, janeiro 07, 2015

Medicamento a ser distribuído gratuitamente pelo SUS deve revolucionar tratamento da hepatite C

Remédio é o mais eficiente e pode permitir cura em até 90% dos casos. Previsão é que ele seja distribuído pelo SUS ainda em 2015

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nessa terça-feira (6) a venda e o uso de novo remédio contra a hepatite C: o Declastavir.

O novo medicamento é mais eficiente do que os disponíveis hoje no mercado e, combinado a outras duas substâncias, pode permitir a cura da doença em até 90% dos casos, enquanto os tratamentos atuais possuem perspectiva de cura de 40%.

A previsão é que o remédio seja distribuído, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ainda em 2015.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a distribuição gratuita do medicamento representa uma revolução para a saúde pública e transformará o Brasil em uma referência internacional no tratamento da hepatite C.

“Nós vamos viver uma revolução do tamanho que foi a introdução do coquetel para o tratamento da aids no Brasil, tanto pela diminuição do tempo de tratamento como pelo aumento da taxa de cura que sobe de 40% para 90%. Além disso, os efeitos colaterais são muito menos intensos, o que aumenta a adesão e a capacidade dos pacientes de permanecerem com a medicação”, afirmou Chioro.

Atualmente, no Brasil, 16 mil pessoas realizam o tratamento contra o vírus da hepatite C pelo SUS. Pelas estimativas do Ministério da Saúde, 30 mil pessoas passarão a ser beneficiadas por ano com o novo tratamento.

Além disso, a nova medicação possibilitará a redução de custos com o tratamento individual dos pacientes, caindo dos atuais R$ 25 mil por usuário para aproximadamente R$ 17 mil.

Além de permitir a cura em até 90% dos casos, oDeclatavir provoca poucos efeitos colaterais nos pacientes e leva a cura em até três meses.

Já os atuais medicamentos vendidos no País causam fortes reações adversas nos pacientes, além de exigirem um tratamento prolongado – de até nove meses.

O Declatavir também será o primeiro medicamento de combate à hepatite C de via oral distribuído no Brasil. Os atuais são todos injetáveis.

Outra vantagem é que o novo tratamento contra a hepatite C pode ser utilizado por pacientes com HIV positivo e por aqueles esperam ou realizaram transplantes, o que não é viável pelo tratamento existente.

Doença

A hepatite C é uma doença causada pelo vírus HCT transmitido pela transfusão de sangue contaminado e pelo uso compartilhado de seringas e objetos de higiene pessoal, como alicates de unha e lâminas de barbear, além de instrumentos usados em tatuagem e perfuração de piercings.

O vírus também é transmitido sexualmente. A estimativa do Ministério da Saúde é que a doença atinja entre 1,4% e 1,7% dos brasileiros, a maioria acima de 45 anos de idade.

Fonte: Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário