quarta-feira, dezembro 31, 2014

Petrobras interrompe negócios com 23 empresas citadas na Operação Lava Jato; veja lista

A estatal bloqueou 23 fornecedoras citadas como participantes de cartel na Operação Lava Jato. Segundo comunicado da Petrobras, as empresas "serão temporariamente impedidas de serem contratadas e de participarem de licitações da petroleira”.

Os depoimentos do ex-diretor de abastecimento Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef à Justiça do Paraná foram cruciais para que a decisão fosse tomada pela diretoria executiva da estatal. As fornecedoras suspensas são: Alusa, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Carioca Engenharia, Construcap, Egesa, Engevix, Fidens, Galvão Engenharia, GDK, Iesa, Jaraguá Equipamentos, Mendes Junior, MPE, OAS, Odebrecht, Promon, Queiroz Galvão, Setal, Skanska, Techint, Tomé Engenharia e UTC.

A Petrobras também informou que os escritórios contratados para uma investigação independente sobre as denúncias da Operação Lava Jato identificaram possível relação entre os fatos apurados – pela Polícia Federal – com a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros). "As investigações pelos escritórios independentes foram estendidas à Petros, conforme aprovado pelo Conselho Deliberativo da Fundação", disse a empresa.

Balanço

A companhia informou que divulgará o demonstrativo financeiro sobre o terceiro trimestre de 2014 apenas em janeiro de 2015 e sem o relatório de auditoria externa das contas da Petrobras. “Com esse prazo, estaremos atendendo as obrigações dentro do tempo estabelecido pelos seus contratos financeiros de modo a evitar o vencimento antecipado da dívida pelos credores”, explicou a estatal.

Para o próximo ano, a Petrobras reiterou que revisa o planejamento e implementa ações para a preservação do caixa. As medidas incluem redução do ritmo dos investimentos em projetos e a redução de custos operacionais em algumas atividades.

Por Michelle Macedo/Do Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário