quinta-feira, dezembro 04, 2014

Integrantes do CHBSF visitam obras do Eixo Norte da tranposição do São Francisco


Com uma agenda movimentada, a Câmara Temática Regional, que integra os trabalhos e ações do Comitê Hidrográfico da Bacia do São Francisco (CHBSF), presidida pelo prefeito de Salgueiro (PE), Marcones Libório de Sá, deu início na última terça-feira (2) aos trabalhos de campo da entidade com uma reunião técnica seguida de uma visita ao trecho do Eixo Norte das obras de Transposição, no município de Cabrobó (PE), Sertão do São Francisco. O encontrou reuniu além de representantes do comitê, o engenheiro Frederico Maia, responsável pela obra e um grupo de vereadores do município de Salgueiro.

Na parte da manhã houve uma explanação técnica e de engenharia sobre o projeto, no antigo hotel Castelinho (onde funciona a estrutura técnica e administrativa do consórcio que trabalha na construção). Na ocasião, o engenheiro Frederico Maia falou sobre a logística, os aspectos da engenharia do canal e o andamento do projeto do Governo Federal.

“Podemos garantir os avanços principalmente do Eixo Norte em fase de conclusão e agora entendemos que é uma resposta aos anseios da população que será beneficiada com o propósito do abastecimento de água”, disse o engenheiro. Após a explanação, a comitiva seguiu até Cabrobó para ver de perto os trabalhos de engenharia.

O prefeito Marcones Sá avaliou como “fundamental e oportuna” a visita do comitê, ao percorrer as obras do Eixo Norte começando pela estação Elevatória 1 (apontada como a matriz da obra).“Nesse contexto, há um sentimento positivo, independente das diversas opiniões e lutas, pois entendemos que a transposição já é fato consumado. Agora é lutar para que os prazos sejam rápidos. É fato que se trata de uma obra de tamanha complexidade, mas há avanços nesse processo de cidadania do povo nordestino”, avaliou.

De acordo com o prefeito, a agenda – que continuou com um debate na Câmara de Vereadores de Salgueiro – é de caráter ordinário para discutir diversos pontos que norteiam as problemáticas em torno do rio São Francisco e inclui a Transposição.

Fonte/fotos: Ascom PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário