quinta-feira, outubro 16, 2014

CBHSF confirma reunião com setor elétrico em Salvador

Lago de Itaparica (Foto: Blog de Tony Xavier)

Reunida na quinta e sexta-feira passada (dias 09 e 10) em Maceió, a Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco confirmou o encontro que manterá com técnicos do setor elétrico, a exemplo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (Cemig), além da Agência Nacional de Águas (ANA), entre outros, em Salvador (BA), no próximo dia 22 de outubro. Na oportunidade, será apresentada a nova proposta do setor para a defluência a ser praticada no rio São Francisco.

Na última quinta-feira, em Brasília, o setor elétrico lançou a proposta de aumentar o nível do rio a partir da represa de Sobradinho, na Bahia, dos atuais 1.100 m³ por segundo para 1.500 m³ por segundo, no período de carga leve e reduzi-la para 900 m³, quando houver mais demanda para geração de energia. Diante da reunião na ANA, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, sugeriu que o tema seja exposto perante o colegiado. “Será uma declaração de guerra na bacia, pois os impactos ambientais, que já são graves, serão catastróficos. A interferência na vida lacustre será terrível, com grande mortandade de peixes e a inviabilidade de projetos atualmente em execução no âmbito da bacia e é o setor elétrico quem deve apresentar a proposta, não nós”, afirmou Miranda.

Ainda durante encontro de trabalho da Direc, a secretária do Alto São Francisco, Silvia Friedman, expôs o resultado da expedição realizada na região, a partir da nascente do Velho Chico, em Minas Gerais. “A situação está cada vez mais grave”, afirmou ela. Silva alertou para a urgente necessidade de um maior conhecimento das ações administrativas a serem implementadas pelo ONS, cujas propostas agora envolvem outras bacias hidrográficas, a exemplo da de Tucuruí, no Pará, a qual está recebendo atenção dos técnicos do setor, conforme exposição feita na sede da ANA.

Outa deliberação da Direc foi a implementação de parcerias a fim de ativar ou reativar as embarcações educativas no âmbito de todas as Câmaras Consultivas Regionais, ou seja, no Alto, Médio, Submédio e Baixo. Ficou, também, decidida a parceria do CBHSF com a Universidade Federal de Alagoas com vistas a realização do IV Festival Universitário de Cinema. O objetivo é o Comitê indicar material audiovisual a ser exibido durante a Mostra Ambiental Velho Chico, marcada para novembro, em Maceió.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário