terça-feira, setembro 23, 2014

Nota de pesar do senador Humberto Costa

Escultura de Abelardo da Hora

Foi com tristeza que recebi a informação do falecimento hoje do artista plástico Abelardo da Hora. Abelardo, além de um artista sem igual, ele era acima de tudo um amigo, um homem que sempre soube transmitir alegria e sabedoria. Foi mestre de toda uma geração de artistas pernambucanos e um dos criadores do Movimento de Cultura Popular, que tinha como objetivo expandir a arte popular e desenvolver um trabalho de educação para jovens e adultos.

Abelardo era um multiartista e um dos maiores nomes da arte do País. As suas pinturas, cerâmicas, poesias e gravuras são a expressão da sua história de luta por um mundo melhor e mais justo. Ainda jovem, ingressou no Partido Comunista e manteve a sua coerência política por toda a vida.

Durante a Ditadura Militar, foi detido por mais de 70 vezes e sua contribuição política e artística pode ser vista em todo o Recife.

É dele Lei que obriga a existência de obras de arte em edificações com mais de 1500 m2 na cidade, o que garantiu a nossa cidade a oportunidade de difundir o trabalho de artistas e ser um centro de exposição de arte. A própria obra de Abelardo faz parte do cotidiano dos recifenses e dizem muito mais do que os nossos olhos à primeira vista veem: elas falam de uma vida de dedicação à arte e a sua defesa de uma sociedade mais igualitária.

Senador Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário