terça-feira, agosto 05, 2014

CBHSF finaliza projeto hidroambiental em Ibimirim

 Fotos: Wilton Mercês/Ascom CBHSF

No último dia 2 de agosto, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, através da sua agência delegatária AGB Peixe Vivo, realizou a cerimônia de entrega final de duas obras de recuperação hidroambiental no município de Ibimirim, no semiárido pernambucano. Com recursos da cobrança pelo uso da água do rio, o Comitê investiu cerca de R$1,4 milhões nas ações, que aconteceram, ao longo de 17 meses, no Açude Poço da Cruz e no Perímetro Irrigado, na bacia do rio Moxotó, afluente do rio São Francisco na região.

O engenheiro e assessor técnico da AGB, Thiago Campos, fez a abertura do evento situando os presentes sobre o Comitê e a sistemática de emprego dos recursos gerados pela cobrança pelo uso da água em melhorias para o Velho Chico. Na oportunidade, ele convidou os presentes à participar das reuniões da Câmara Consultiva Regional – CCR do Submédio São Francisco. “É importante estar presente nesses momentos para um maior conhecimento das ações que vem acontecendo”, disse o engenheiro.

As obras de melhorias ambientais em Ibimirim foram executadas pela empresa Neo Geotecnologia Ltda, e consistiram em serviços como a construção de 530 barraginhas, para a captação de água da chuva; cercamento de margens e nascentes para preservação ambiental; adequação de estradas rurais (cerca de 51 mil metros) para melhorar a drenagem das águas da chuva e diminuir o assoreamento no rio.

Educação ambiental

Durante a execução dos projetos, uma equipe de mobilizadores sociais composta de três pessoas (Romário Rodrigues, Marcelo Souza de Sá e José Antônio da Silva) fez atividades educativas de prevenção e conservação ambiental em escolas, centros e associações de moradores para conscientizar a população dos cuidados que se deve ter com o meio ambiente e, principalmente, com esse bem tão essencial a vida humana que é a água.

Para o mobilizador Romário Rodrigues, a articulação com as comunidades envolvidas foi desafiadora. “É difícil trabalhar com educação ambiental com as populações da zona rural, entretanto, quando a gente percebe que está contribuindo para a conservação da natureza fica motivado”, comentou.

Além dessas duas intervenções em Ibimirim, a região do Submédio São Francisco já foi contemplada com outros quatro projetos do Comitê em localidades como Morro do Chapéu (BA), Curaçá (BA), Brejinho (BA) e Afogados da Ingazeira (PE).

Assessoria de Comunicação CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário