terça-feira, julho 22, 2014

TJPE inicia programa de capacitação para policiais militares

A juíza da 3ª e 4ª Varas da Infância e Juventude da Capital, Dilza Christine Lundgren de Barros, ministra o treinamento para a PM (Foto: Diego Luiz/Agência Rodrigo Moreira)

O Poder Judiciário estadual deu início, nesta segunda-feira (21), ao ciclo de palestras da capacitação Justiça sem Demora (JSD). Idealizado pela juíza Dilza Christine Lundgren de Barros, que atua nas 3ª e 4ª Varas da Infância e Juventude da Capital, o projeto visa à capacitação de 200 policiais militares sobre os procedimentos envolvendo crianças ou adolescentes, na condição de vítimas ou infratores. O treinamento foi dividido em quatro dias de atividades (21, 24, 28 e 30 de julho), realizadas no auditório da Vara Regional da Infância e Juventude da 1ª Circunscrição Judiciária, na Coordenadoria da Infância e Juventude (CICA), das 8h às 12h.

O projeto teve início em 1997 e tem como foco a conscientização da instituição policial no que concerne ao tratamento de criança ou adolescente infrator. Cerca de 7 mil policiais militares já passaram por esta capacitação, que consiste na apresentação de palestras ministradas pela juíza Dilza Christine, onde são expostas situações do cotidiano da corporação policial. Além disso, são repassadas informações e orientações quanto aos procedimentos envolvendo crianças ou adolescentes na condição de infrator, conforme o estabelecido na Lei 8.609/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente.

"O foco desta iniciativa é a capacitação continuada através da parceria entre o TJPE e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), em parte para reforçar os laços que unem as duas instituições, porém também para proporcionar a troca de conhecimentos sobre as maneiras de melhor atender a sociedade como um todo", pontua a juíza Dilza Lundgren.

O primeiro dia de palestras foi voltado para os comandantes de todos os batalhões do Estado. Os próximos dias estão reservados para os outros setores da instituição, como o Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) e a ROCAM, além da participação da Polícia Civil. O programa Justiça Sem Demora conta com o apoio do Ministério Público de Pernambuco, da Secretaria da Defesa Social e Secretaria da Infância e Juventude do Estado, esta representada pelo secretário Pedro Eurico.

Texto: Thiago Moreira/Ascom TJPE
Foto: Diego Luiz/Agência Rodrigo Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário