terça-feira, julho 22, 2014

Petrolândia: Deputados petistas Pedro Eugênio e Manoel Santos reúnem-se com lideranças sindicais e produtores rurais


Fotos: Assis Ramalho






O deputado federal Pedro Eugênio e o deputado estadual Manoel Santos, ambos do PT-PE, participaram na manhã de sexta-feira passada (18) de reunião com líderes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR), no Sertão do Estado. No encontro, os agricultores reforçaram o apoio à reeleição dos dois deputados, mostrando a afinidade política da região.

Antes da explanação das autoridades, a palavra foi facultada aos participantes, momento no qual alguns expuseram as principais dificuldades vividas por eles no município de Petrolândia.

Para Antônio Inácio, mais conhecido como 'Cobra Choca', agricultor da Agrovila 03 do Bloco 03 do Limão Bravo, o descaso da Chesf com os reassentados é grande e ninguém tem tomado as devidas providências. "A Chesf está deitando e rolando com todos nós, reassentados, e o pior é que não temos por quem clamar, disse Antônio Inácio, ao tempo em que pedia ação dos deputados para o caso.

A oportunidade foi aproveitada por alguns para fazer críticas aos atuais políticos do município.

"Não tem nenhum político que preste aqui em Petrolândia. Estamos tomando água podre e ninguém toma nenhuma providência", disparou Maurílio Venceslau, morador da Agrovila 04 do Bloco 04.

Para Francisco, mais conhecido como Chico do Peixe, agricultor da Agrovila 01 do Bloco 04, o problema é a bomba d'água da estação que não está suprindo as necessidades dos agricultores da comunidade. "O grande problema é que, com o passar do tempo, as famílias se multiplicaram e a bomba d'água já não é mais suficiente para suprir as nossas carências. Temos terra e água, mas precisamos de infraestrutura', disse.

A reunião também foi prestigiada por Severino Humberto, presidente da Associação dos Agricultores Fé e Esperança (AAFEE), que fez críticas ao Banco do Nordeste. Segundo ele, a instituição financeira não possui financiamento para os plantadores de amendoim. ''É um absurdo. Nós plantamos e colhemos caminhões de amendoim, mas o Banco do Nordeste não tem nenhum financiamento para esses produtores, que têm de arcar tudo com o dinheiro do bolso", desabafou Humberto.

Também houve quem reclamasse que, no município de Petrolândia, ainda existem famílias que até hoje não foram reassentadas pela Chesf. Foi o caso de Manoel Brandamento, morador da cidade.

"Por incrível que pareça, ainda existem muitas famílias aqui, no município de Petrolândia, que até os dias de hoje ainda não foram reassentadas, e eu sou um deles", disse Brandamento.

Natanael Caetano, Presidente do Diretório do PT em Petrolândia, fez recomendações ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão que, segundo ele, não está conseguindo suprir as necessidades do município. Natanael também fez críticas à situação precária em que as estradas que dão acessos as Agrovilas se encontram, e afirmou que os agricultores estão reféns dos 'atravessadores'. "Estamos precisando com urgência de estradas melhores para que os agricultores possam fazer o escoamento de seus produtos. Também os agricultores estão ficando reféns dos 'atravessadores', por falta de uma balança. Há 'atravessador' desonesto que, na hora da pesagem, engana os agricultores. Tudo isso por falta de uma balança e isso é um absurdo", disse Natanael, que também cobrou dos deputados um projeto de irrigação para as pessoas que residem nas localidades onde a água do rio São Francisco não chega. Por último, o presidente do PT de Petrolândia elogiou as políticas de assistência do governo federal. "O Nordeste passou pela pior seca dos últimos 30 anos e, mesmo assim, não houve nenhum saque a supermercados, como acontecia anteriormente. Isso, graças as políticas de assistencialismo do governo federal", finalizou Natanael.

José Maurício, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR), mais uma vez chamou a atenção para a situação precária do Projeto Icó Mandantes. Segundo ele, com o afastamento da empresa Hidrosondas, que não estava fazendo a assistência e manutenção do projeto como devia, a empresa Plena assumiu, mas a situação continua do mesmo jeito ou até mesmo pior. José Maurício falou também sobre as estradas de acesso às Agrovilas e convidou os presentes e os deputados a participarem de grande movimento a ser realizado em breve no município. 

"Eu aproveito este momento para avisar que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia está programando um grande movimento, se possível já no próximo mês de agosto, para que todos possam tomar conhecimento da situação em que se encontram as estradas que dão acesso às Agrovilas do município. Também esse movimento servirá para que todos saibam da situação em que se encontram os produtores do Projeto Icó Mandantes. Houve a mudança da empresa Hidrosondas, que foi substituída pela Plena, mas nada mudou. Se mudou, foi para pior. É preciso que todos tomem conhecimento de que precisamos fazer com urgência mudanças no sistema de irrigação do Projeto Icó Mandantes", finalizou o presidente do STR de Petrolândia, José Maurício.


Por sua vez, o deputado estadual Manoel Santos (PT-PE) destacou a importância da união dos agricultores para a conquista de seus objetivos, lembrando da luta dos trabalhadores nos anos 80, quando, unidos, fizeram a ocupação da barragem de Itaparica.

"É preciso que se diga que a construção da barragem de Itaparica trouxe progresso para o município de Petrolândia. Mas esse progresso veio junto com as conquistas dos trabalhadores a partir do momento em que, unidos, no ano de 1986, fizemos a paralisação da barragem. A partir dali, a Chesf fez o que nunca tinha feito em barragem nenhuma, ela aceitou negociar com os trabalhadores, inclusive aceitando a pagar a VMT (Verba de Manutenção Temporária). Entre as muitas barragem que a Chesf fez, essa verba só foi paga aqui, no município de Petrolândia, graças à luta de todos nós, que enfrentamos a tudo e a todos em um tempo em que o Brasil ainda vivia uma ditadura militar, mas mesmo assim o governo federal cedeu e enviou o ministro Aureliano Chaves (Minas e Energia) para vir até a barragem de Itaparica para negociar com os trabalhadores, algo inédito até então no nosso país."

Manoel Santos fez críticas ao diretório do PT em Petrolândia. Segundo ele, por problemas internos, o partido perdeu a força na região e disse que problemas internos também atrapalharam o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia.

Foto"O PT de Petrolândia já foi o mais forte do interior de Pernambuco, chegando a ter três vereadores, inclusive tendo um candidato a vice-governador de Pernambuco, que foi Vicente Coelho. Mas temos de admitir que problemas internos atrapalharam e fracassaram o PT de Petrolândia. Também a gente tem que admitir que o Sindicato de Petrolândia saiu do rumo no momento em que houve uma "briga" de forças (internas) para ver quem tinha mais poder, quem mandava mais. E quando isso acontece, em qualquer circunstância, as coisas tendem a desmoronar, por isso precisamos mudar a forma e a hora é essa. Vamos retomar a luta, mas é preciso refletir para sabermos onde acertamos e onde erramos, para sabermos como é que vamos trabalhar de agora pra frente", disse.

O deputado petista também fez críticas aos assentados que venderam suas terras para a Chesf. "Infelizmente, a gente tem conhecimento de famílias que estão passando por dificuldades por terem vendido os seus terrenos à Chesf, e que hoje estão procurando o Sindicato dos Trabalhadores para voltarem a ser  reassentados. Foi um erro que essas famílias cometeram e que hoje estão pagando um preço muito alto", finalizou o deputado.

Em seu pronunciamento, o deputado federal Pedro Eugênio debateu os problemas existentes no município e destacou a importância de eleger Armando Monteiro (PTB) para governador de Pernambuco, João Paulo (PT) para Senador e reeleger a presidenta Dilma (PT).

“Temos que firmar essa unidade política, porque não podemos governar sozinhos. Precisamos de todo o apoio para a candidatura da nossa presidenta Dilma, do nosso futuro governador Armando Monteiro, para nosso candidato ao senado, João Paulo, e aos candidatos proporcionais”, reforçou Pedro Eugênio.

Ver mais fotos: Manoel Santos e Pedro Eugênio no STR-Petrolândia
 
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário