quarta-feira, junho 11, 2014

Pesquisa Vox Populi: Eduardo estaciona, Aécio sobe, mas Dilma ainda venceria no primeiro turno


A presidente Dilma Rousseff (PT) venceria a eleição presidencial este ano ainda no primeiro turno. É o que diz a nova rodada da pesquisa Vox Populi, encomendada pela revista Carta Capital. Segundo o levantamento, a petista segue em primeiro lugar com 40% das intenções de voto, apesar de oscilar negativamente. Em fevereiro, Dilma tinha 41% das intenções. Dos candidatos da oposição, apenas o senador Aécio Neves (PSDB) cresceu, saindo dos 16%, registrados no mês de abril, para os atuais 21%. O tucano teve o maior crescimento nos últimos três meses. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos estacionou, ficando com 8% das intenções.

Além dos três pré-candidatos, também pontuam neste levantamento o pastor Everaldo, do PSC, que tinha 2% em abril e tem os mesmos 2% em junho. Pela primeira vez, José Maria, do PSTU, pontuou na pesquisa Vox Populi/Carta Capital, e aparece com 1% das intenções de voto. Os demais candidatos apresentados aos eleitores, como o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC), Levy Fideliz (PRTB), Eduardo Jorge (PV), Mauro Iasi (PCB) e Denise Abreu (PTN) não chegam a 1% dos votos.


É importante assinalar que a reeleição da presidente Dilma é garantida, segundo a pesquisa, levando em consideração a intenção de voto na petista, que é de 40%, e a doma dos demais candidatos, que chegam a 32%. O número supera a margem de erro do levantamento, que é de 2,1% para mais ou para menos. Outro número importante da pesquisa, que a diferencia de apontamentos recentes de diferentes institutos, é que o número de eleitores indecisos caiu de 18% para 14% e o número de votos brancos e nulos variou de 15% para 14%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral e protocolada sob o número BR-00156/2014, foram entrevistadas 2,2 mil eleitores em 161 municípios nos dias 31 de maio e 1º de junho. Mais detalhes do levantamento estarão disponíveis na edição 804 de Carta Capital, que começa a circular nesta sexta-feira (13).

Confira a evolução dos candidatos


Dilma Rousseff (PT)
Fevereiro 41%
Abril 40%
Junho 40%

Aécio Neves (PSDB)
Fevereiro 17%
Abril 16%
Junho 21%

Eduardo Campos (PSB)
Fevereiro 6%
Abril 8%
Junho 8%

Nenhum comentário:

Postar um comentário