quarta-feira, maio 21, 2014

Pesqueira: Caminhada dos Xucurus relembra os 16 anos do assassinato do Cacique Xicão

 "Diga ao povo que avance! Avançaremos!"

Momento muito especial vivenciado nessa terça-feira (20) pela SEJUDH, em especial, a equipe do Programa Estadual de Defensores/as de Direitos Humanos (PEPDDH/PE), no município de Pesqueira, terra dos Xukurus de Ororubá.

Passados 16 anos, no dia 20 de maio todo o povo Xukuru desce a Serra do Ororubá em caminhada guiados pela força do Toré e o chacoalhar da Maraca para relembrar a morte do Cacique Xicão, assassinado em 1998 devido à atuação contra a ocupação do território por posseiros e latifundiários.

Hoje o então Cacique Marcos Xukuru, filho de Xicão, um defensor dos direitos humanos e, principalmente, dos direitos dos povos indígenas, protegido pelo PEPDDH/PE, clama por justiça, saúde, educação e território.

Conduz o seu povo que caminha bravamente ao centro de Pesqueira com a certeza da imortalidade dos seus ancestrais e a necessidade de ruptura do silêncio. Força que vem das matas, da terra, da água, dos encantados.

Multidão em êxtase, o calor do nosso Agreste, vozes em uníssono e o sinal de que é chegada a hora: ‘Diga ao povo que avance! Avançaremos!’”.

Fonte: Facebook SEJUDH-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário