sábado, março 01, 2014

Polícia prende gerente do Maikai pela morte do empresário Guilherme Brandão em Alagoas

Gerente financeiro estava desviando dinheiro da
casa de shows e foi descoberto por Guilherme Brandão.
(Foto: Arquivo pessoal)

O delegado Cícero Lima, designado oficialmente na manhã desta sexta-feira (28) para investigar o assassinato do empresário Guilherme Paes Brandão, 39, proprietário da Choparia e Show Bar Maikai, no bairro de Jatiúca, confirmou a prisão temporária do suspeito no crime. De acordo com a polícia, o gerente financeiro do estabelecimento, identificado como Marcelo Santos Carnaúba, que até então era apontado como testemunha no caso, foi o autor do disparo.

A informação também foi confirmada pela Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS). De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, o gerente financeiro da casa de shows estava desviando dinheiro dos negócios e foi descoberto por Brandão, que ameaçava denunciá-lo à polícia. Pressionado, o gerente armou a morte do patrão de forma a parecer que seria um assalto.

Segundo as investigações, a arma do crime teria sido comprada a um conhecido de um guardador de carros daquela região. Após uma discussão entre vítima e suspeito, no escritório do Maikai, o gerente teria ligado o gerador da casa para evitar que alguém ouvisse o disparo e retornado ao escritório. Neste momento, Brandão tentou empurrá-lo para fora da sala, quando recebeu o disparo.

Confissão do crime
"Ele confessou o crime aos delegados nesta tarde. A polícia o pressionou e ele acabou assumindo, dizendo que estava arrependido", informou o secretário da Defesa Social, Eduardo Tavares, em entrevista ao G1.

O suspeito ficou detudo no Fórum da Capital, no Barro Duro, onde fez exame de corpo de delito por peritos do Instituto Médico Legal (IML) de Maceió. Por volta de 22h30, ele deixou o fórum, seguiu em um carro descaracterizado até a Delegacia de Homicídio, onde o veículo fez uma parada, depois foi levado para o Sistema Prisional.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público estadual de Alagoas (MP), o gerente financeiro confessou o assassinato pela primeira vez nesta tarde, durante visita dos responsáveis pelas investigações no local do crime em um trabalho conjunto entre o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) e a Polícia Civil.

O promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, coordenador do Gecoc, e os delegados Cícero Lima e Carlos Reis presenciaram o depoimento ao juiz plantonista Maurício Breda. Ainda segundo a assessoria do MP, outras testemunhas fundamentais para a elucidação do caso foram ouvidas na sede do órgão.

Entenda o caso
O empresário Guilherme Paes Brandão, 39, foi assassinado na manhã da quarta-feira (26), segundo a polícia, com um tiro na cabeça. As primeiras informações eram de que dois homens entraram armados, levaram cerca de R$ 2 mil e atiraram no empresário, que estava dentro do escritório.

"Ele teria reagido e os homens dispararam contra ele", disse o chefe de operações do 2º Batalhão de Polícia Militar, Ariel de Almeida, na manhã do crime.

O assassinato do empresário repercutiu entre os famosos nas redes sociais. Os cantores Thiaguinho, Xanddy, do Harmonia do Samba, e até a jogadora Marta publicaram mensagens de apoio à família e indignação quanto à insegurança. No Instagram de Brandão há várias mensagens de solidariedade.

A vítima foi enterrada ainda na noite do crime, no cemitério Parque das Flores, em Maceió, sob forte comoção da família e amigos de Brandão. Na oportunidade, o pai do empresário, José Eutimio Brandão, fez um discurso em homenagem ao filho e ressaltou a importância de uma mobilização pela paz em Alagoas. "Clamamos por justiça, mas antes de tudo por paz".

G1 Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário