quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Defesa Civil do Estado de Pernambuco promove curso para cidades da Mata Sul

Objetivo do Governo é qualificar 40 agentes para que possam estar preparados para desenvolverem ações de prevenção e resposta a desastres

Gestores, Coordenadores e Agentes Municipais de Defesa Civil dos 24 municípios que compõe a Zona da Mata Sul participam a partir desde ontem (04) do Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC) promovido pela Casa Militar de Pernambuco, através da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil). O curso será realizado até esta quinta-feira, das 8h às 18h, no auditório da Câmara de Vereadores de Escada e integra o cronograma de ações preventivas da Codecipe para a Operação Inverno 2014.

O COPDC é realizado anualmente. “Nosso objetivo é qualificar os agentes de defesa civil, especialmente porque sempre ocorre substituição de pessoal nos municípios. A ideia é preparar o efetivo das cidades para que estejam aptos a desenvolver ações de prevenção e, quando ocorrer, medidas de resposta que minimizem os efeitos de desastres”, explicou o chefe da Casa Militar coronel Mário Cavalcanti, que esteve presente na abertura do curso.
Durante três dias, serão ministradas noções básicas sobre as ações de defesa civil, como as atribuições nas diferentes esferas de governo de acordo com a legislação vigente, funcionamento da política nacional, conceitos, manuais, fases de atuação em situações de desastres. Ao final do curso, cada município deve apresentar o esboço de um plano de contingência, elaborado a partir do que aprenderam.

Só na Mata Sul serão qualificados 40 agentes de defesa civil. Participarão representantes dos municípios de Água Preta, Amaraji, Barreiros, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Bonito, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sairé, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu. Até março, a Casa Militar realizará cursos semelhantes para as cidades da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Agreste e Sertão.

Secretaria da Casa Civil de Pernambuco