quarta-feira, novembro 27, 2013

Funcionários do Detran e vereador são presos por envolvimento em esquema de vendas de Carteira de Habilitação em Alagoas.

A Polícia Civil, por meio da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), realizou operação, desde o início da manhã desta quarta-feira (27), e desarticulou uma organização criminosa envolvida num esquema de vendas de Carteira de Habilitação (CNHs) em Alagoas.

Os policiais civis, comandados pela delegada Ana Luíza Nogueira, da Deic, cumpriram mandados de prisão, busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal, em Maceió e na cidade de Branquinha.

Foram presos, os funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Maceió, Valdir Cardoso Lins e Antônia Maria dos Santos; o despachante Vicente Ferreira da Silva, conhecido como “Repolho”, e o vereador por Branquinha, Francisco Pereira da Silva, o “Françoá”.

Todos tiveram as prisões preventivas decretadas e irão responder por crimes de falsificação de documento público, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informações e formação de quadrilha.


As investigações, segundo a delegada, foram iniciadas a partir da constatação de uma substancial elevação da emissão e renovação de CNHs nos últimos seis meses, observada no Detran de Maceió e em Ciretrans de cidades da Zona da Mata alagoana.

Descobriu-se que o vereador Francisco e o despachante “Repolho” serviam de intermediários entre as pessoas que queriam obter a carteira de motorista de forma fraudulenta e os servidores do departamento de trânsito, que recebiam dinheiro do esquema.

As CNHs saíam do Detran de forma legal, depois que os referidos servidores alteravam os dados no sistema de arquivos do órgão. “Eles inseriam dados falsos no cadastramento de prontuário único”, explicou a delegada.

Pelo que foi apurado, a organização criminosa é especializada em fraudar a emissão de CNHs, havendo na investigação centenas de procedimentos administrativos instaurados pelo próprio Detran.

Por Ascom PC/AL
Foto: Cadaminuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário