segunda-feira, novembro 04, 2013

Alepe institui Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito

Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito será comemorado 
no terceiro domingo do mês de novembro (Foto: Assis Ramalho)

Promover a conscientização dos cidadãos e a segurança de usuários de veículos automotores, mostrando os riscos e consequências dos acidentes e os procedimentos para evitá-los. Este é o objetivo do projeto de lei apresentado pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Waldemar Borges, do PSB, que serviu de base para a criação do Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito. A lei foi sancionada pelo governador Eduardo Campos, em maio de 2012.

Segundo o parlamentar, a data, a ser comemorada no terceiro domingo do mês de novembro, alerta os pernambucanos para o número de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito. Borges informou que, em pesquisa recente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e do Ministério da Saúde, em 2011, foram contabilizadas 42.425 mortes, em todo o Estado, sendo 11.268 envolvendo motocicletas, além de 155.656 internações por acidentes de trânsito. 

O texto procura chamar atenção a para a negligência, imperícia ou imprudência dos proprietários de motos, assim como a falta de respeito de condutores de outros veículos.

A legislação ainda prevê a redução do impacto financeiro no sistema de saúde do Estado. O socialista contabilizou um prejuízo considerável para os cofres públicos, pois um acidentado grave e com necessidade de internamento pode custar até 124 mil reais ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Relatório Estradas Seguras e Sustentáveis, lançado pela Campanha pela Segurança Global nas Estradas, cerca de 3.500 pessoas morrem, por dia, em acidentes de trânsito, e 50 milhões se ferem, anualmente, nas estradas do mundo.

O documento aponta a segurança rodoviária como um dos maiores desafios de desenvolvimento mundial e alerta que, se não forem tomadas medidas urgentes, o número de mortos, no trânsito, pode subir de 1,3 milhão para 2 milhões, por ano.
Produção Rádio Alepe - 01/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário