sexta-feira, setembro 13, 2013

Fukushima: Água contaminada com alto nível de radiação é identificada no Pacífico


A operadora Tokyo Electric Power (Tepco), que administra a Usina Nuclear Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, confirmou ter identificado elevados níveis de radiação em um canal de escoamento da unidade ao mar. Segundo especialistas, a descoberta mostra que a água radioativa que vazou recentemente de um tanque tem chegado ao Oceano Pacífico. A água contaminada foi localizada a 150 metros do oceano.

De acordo com análises, o nível de radiação de estrôncio, césio e outras substâncias que emitem raios beta é 12 vezes superior ao das amostras recolhidas no mesmo sítio. Um grupo de funcionários trabalha há dias em uma parte superior do canal para evitar que a água contaminada, que vazou em agosto de um tanque de armazenamento, alcance o mar.

A água, porém, está se infiltrando por meio de sacos de areia dispostos em forma de barreira. O tanque usado para guardar a água utilizada no arrefecimento dos reatores derramou cerca de 300 toneladas de líquido altamente radioativo.

Em 2011, a Usina de Fukushima sofreu uma série de vazamentos e explosões em decorrência do terremoto seguido por tsunami no país. De acordo com especialistas, desde então as autoridades do Japão lidam com problemas causados pelos acidentes nucleares.

Agência Brasil com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário