quinta-feira, junho 13, 2013

Polícia Federal apura legalidade de várias empresas de marketing multinível

A Polícia Federal (PF) está investigando várias empresas de marketing multinível (MMN) com atuação no território nacional. A informação foi dada nesta quarta-feira (12) pelo chefe de Comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro, que acrescenta que “a recomendação é que as pessoas esperem as investigações da PF acabarem antes de se associar a esse tipo de negócio”.

“Empresas que prometem lucros exorbitantes têm boa chance de serem fraude. E é bastante perigoso fornecer dados bancários e pessoais para uma empresa que não é confiável. Há o risco desses dados serem usados para que seja criado um laranja em uma operação criminosa”, alerta Santoro. Ele diz que antes de se afiliar a uma empresa de MMN é fundamental checar como ela funciona, se o negócio é sustentável, e se há um bom serviço de atendimento ao cliente.

O porta-voz da PF conta que não pode revelar quais empresas estão sendo alvo de inquérito para não atrapalhar as investigações. Enquanto isso, na Polícia Civil, as apurações contra a Priples, com sede no estado, continuam em andamento. De acordo com o delegado autor do inquérito, Carlos Ferraz, o dono da empresa, Henrique Maciel Carmo de Lima, deve prestar depoimento amanhã. Segundo o delegado, desde a denúncia do Diario na terça-feira, vários outros usuários que se sentiram lesados procuraram a Delegacia do Ipsep para prestar queixa.

O advogado da Priples, Fernando Lacerda, disse à reportagem que a empresa “está aberta a colaborar com as investigações e que é sustentável e legal”. Disse também que já procurou a Delegacia do Ipsep. Quando questionado sobre como uma empresa de capital social de R$ 30 mil pode pagar lucros milionários aos afiliados, ele disse que ela contava com parceiros que garantiam os pagamentos, mas afirmou não saber mais detalhes por estar no caso há pouco tempo.

Diferença entre marketing multinivel (MMN) e pirâmide financeira

Pirâmide financeira: São modelos de negócios cuja atividade não é sustentável. A maior fonte de renda das empresas que adotam este tipo de fraude financeira é a entrada de novos usuários no “negócio”.

Marketing multinível: Modelo de negócios sustentável pelo qual uma empresa paga bonificações aos distribuidores que conseguirem angariar mais distribuidores para a empresa.

Quando uma empresa de MMN pode ser uma pirâmide disfarçada? - Quando oferece planos de
remuneração muito acima do mercado. - Quando o número de clientes usando os produtos for maior dentro da rede de filiados do que fora.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário