sábado, junho 22, 2013

Frases do dia 22/06/13: Coletânea IHU

Copa

“Sobre a Copa do Mundo e seus gastos, Dilma usou outra verdade pela metade para tentar conter a irritação dos indignados que foram à rua protestar. A presidente afirmou que todos os gastos para construir estádios e outras obras são empréstimos que serão pagos pelas empresas e Estados que receberam esse dinheiro. Não é bem assim. Tem muito dinheiro público, do BNDES, com juros que são subsidiados por todos os brasileiros” – Fernando Rodrigues, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Tergiversou

“Mesmo que as empresas e Estados paguem esses empréstimos (se é que vão pagar), terão recebido um grande benefício por causa dos juros camaradas. E mais: a maioria dos recursos foi para governos estaduais. Ou seja, se esses governos pagarem, ainda assim terá sido usado dinheiro público – portanto a presidente tergiversou ao dizer que não usaria fundos estatais. Já usou” – Fernando Rodrigues, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Suntuosidade

“A suntuosidade das obras da Copa é um dos poucos pontos de consenso na irritação de quem têm ido às ruas protestar. Há uma sensação forte de que tudo foi feito apenas para turistas e a elite usarem” – Fernando Rodrigues, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Resultado

“Tudo considerado, não dá para dizer que Dilma cometeu o mesmo erro de Fernando Collor (que em 1992 pediu aos brasileiros que se vestissem de verde e amarelo e todos usaram preto). Ainda assim, o resultado parece ter ficado longe do que a presidente precisaria para tentar recuperar a autoridade perdida nos últimos dias” – Fernando Rodrigues, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Placa tectônica

“Uma placa tectônica do país se mexeu, surpreendendo a todos os atores tradicionais” - André Singer, cientista político - Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Narcolepsia

“Essa expressão “reforma política” chega a provocar ataques de narcolepsia em quem acompanha o mundo do poder aqui em Brasília. Basta haver um problema de qualquer ordem no país que o presidente de turno fala sobre a necessidade de uma… reforma política. Passa a crise ou arrefecem os seus efeitos, a reforma política nunca sai” –Fernando Rodrigues, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Desfecho

“Ninguém tem a menor ideia de como será o desfecho e qual será o saldo dos protestos de rua atuais. Nem os próprios manifestantes. É natural que seja assim. Em geral, as pessoas só sabem o que não querem, mas não o que querem” – Fernando Rodrigues, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Fifa

"O verdadeiro presidente do país hoje se chama Fifa. Ela chega aqui e monta um Estado dentro do nosso Estado" –Romário, deputado federal – PSB-RJ – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Lucro

"A Fifa vai ter um lucro de R$ 4 bilhões. Ela teria que pagar mais ou menos R$ 1 bilhão em impostos, e não vai pagar" – Romário, deputado federal – PSB-RJ – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Cadê?

"[Em 2011] a CBF, através do presidente da época [Ricardo Teixeira], e o COL, através do Ronaldo, prometeram que as pessoas de baixa renda com deficiência [física] teriam 32 mil ingressos para a Copa do Mundo. Aí eu pergunto. Cadê?" – Romário, deputado federal – PSB-RJ – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Offline

“Dirigentes do PT avaliaram como inaceitável que o governo não tenha sido prevenido pelos serviços de inteligência sobre a ampliação dos protestos” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Massas

“Lula disse a aliados ontem pela manhã que o PT deve conclamar as bases para sair às ruas, com o objetivo de defender o governo. O ex-presidente mantém contato com CUT, MST e outras entidades para discutir formas de mobilizar os militantes” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Descendo...

“O governo estuda orientar a base a votar contra duas medidas que entraram na pauta das passeatas: a PEC 37, que retira poder de investigação do Ministério Público, e a "cura gay'', que permite a psicólogos tratar a homossexualidade” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

...do muro

“A disposição do governo de se posicionar cresceu depois de Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos, dizer que a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) está "mexendo onde não devia'' ao criticar o projeto da "cura gay'' – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Senador anarquista?

"É comum ver jovens anarquistas nas ruas, mas esta é a primeira vez que eu vejo um senador anarquista dentro do Congresso” - André Vargas - PT-PR, sobre o discurso em que Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a abolição de partidos políticos – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Do jeito que amanheceu

"Ver a Esplanada amanhecer do jeito que ela amanheceu, com serviços públicos afetados, como os pontos de ônibus, como símbolos públicos importantes, para o Itamaraty, a catedral de Brasília..." – Gilberto Carvalho, ministro, antes de ter a fala interrompida a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Jornada

"Nós temos que estar preparados para a jornada (Jornada Mundial da Juventude) acontecer inclusive num clima em que esteja ocorrendo manifestações no país" – Gilberto Carvalho, ministro – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Sujeira

“Participei ativamente do movimento estudantil. Embarquei nesse ambiente político universitário cheio de esperança. Mas testemunhei muita sujeira. Os estudantes sendo iludidos por raposas velhas de partidos de esquerda que faziam uma mímica de democracia, enquanto decidiam tudo em conchavos na calada da noite” – Helio de La Peña, humorista do Casseta & Planeta, ator e roteirista da TV Globo – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Líder

“Era do Partidão e vi bem como era isso. As lideranças se orgulhavam de conduzir a massa pra onde ela não sabia que queria ir, era o que se dizia. Lembro do caso de uma mãe procurando pelo filho na PUC do Rio. Ao encontrar um grupo de estudantes, perguntou: "Vocês conhecem o fulano? Ele é o líder de vocês..." – Helio de La Peña, humorista do Casseta & Planeta, ator e roteirista da TV Globo – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

"Os fins..."

“Até então acreditávamos no estereótipo do bem e do mal. O bem era a esquerda, o mal, a direita. A esquerda podia fazer cagadas, manipular opiniões, até desviar verbas pela causa. "Os fins justificam os meios", diziam as lideranças progressistas. Conseguimos, enfim, derrubar a direita e colocar a esquerda no poder. E o que se viu? A maior sequência de escândalos e corrupção da nossa história” – Helio de La Peña, humorista do Casseta & Planeta, ator e roteirista da TV Globo – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Mesa de jantar

“Mentiras se repetindo, inimigos chegando a acordos, direita e esquerda fazendo de tudo para se perpetuarem no poder. Lula, Collor, Sarney, Dilma, Maluf, todos na mesma mesa de jantar” – Helio de La Peña, humorista do Casseta & Planeta, ator e roteirista da TV Globo – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Perigo

“Não será surpresa se os protestos chegarem dentro dos estádios. A situação é grave. A Copa do Mundo corre perigo” – Tostão, ex-jogador da Seleção Brasileira – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Pense bem

“As manifestações em SP causaram estresse na Faculdade de Direito da USP. Janaina Paschoal, professora de direito penal, enviou carta aos colegas pedindo "reflexão", já que uma das líderes do movimento estuda lá. "É hora de recuar", diz. "A manutenção dos protestos, com a mesma frequência e natureza, implica cavar uma cova para a democracia". Ela disse querer "crer que uma aluna desta casa (...) não objetive ser lembrada como a jovem que trouxe de volta a ditadura" ao Brasil” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Nonsense

“A resposta veio na forma de uma carta assinada por outros professores. "As instituições democráticas não estão em perigo!", disseram, lembrando que a "sociedade brasileira muito esporadicamente consegue se manifestar". Classificando a manifestação de Janaina Paschoal de "lamentável", eles dizem que "a insinuação" em relação à aluna, "sugerindo que ela poderá ser a responsável pela volta da ditadura, é um completo nonsense" – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-06-2013.

Padrão Fifa

"Se as polícias cuidassem das sedes de governo com o mesmo zelo com que protegem os estádios em dia de jogos pela Copa das Confederações, os vândalos já teriam desistido de invadir prefeituras" - Tutty Vasques, humorista - O Estado de S. Paulo, 22-06-2013.

Fonte: IHU - Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário