sexta-feira, junho 21, 2013

Frases do dia 21/06/13: Coletânea IHU

Lula

“Enquanto os policiais fazem um cordão de isolamento para evitar que os manifestantes batam às portas ou nas vidraças do Planalto, os (poucos) políticos realmente dilmistas tentam neutralizar a base aliada e buscar um rumo para a presidente. Mas quem está no comando é Lula” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 21-06-2013.

Sentido da vida

“Segundo Manuel Castells, esses movimentos são mais voltados para explorar o sentido da vida do que para conquistar o Estado capitalista” – Fernando Gabeira, jornalista – O Estado de S. Paulo, 21-06-2013.

Busca do sentido

“Essa observação é, para mim, curiosa. Nos anos 60, alguns, como eu, transitaram do existencialismo para o marxismo. Agora, o existencialismo parece estar de volta. De novo, uma parcela da juventude sai em busca do sentido: conectar as mentes, criar significados, contestar o poder é a frase que Castells utilizou para sintetizar o programa dessas redes” – Fernando Gabeira, jornalista – O Estado de S. Paulo, 21-06-2013.

O Face funciona, já o Brasil...

“Eles são de uma geração analógica, e nossa revolução é digital. Eles não entenderam que a gente não precisa mais esperar quatro anos para dar nossa opinião nas urnas. A gente dá nossa opinião a hora que quiser, na internet. O Brasil não funciona, mas o Facebook funciona” – Douglas Agostinho Teodoro, 34 anos, fotógrafo – O Estado de S. Paulo, 21-06-2013.

Che... com skate

“Os caras esperavam uma revolução tipo Che Guevara, com um luta armada. Só que eu não carrego armas, só carrego o meu skate. Eles não têm a menor ideia do que está acontecendo, porque não sabem nem ligar o Facebook” – Douglas Agostinho Teodoro, 34 anos, fotógrafo – O Estado de S. Paulo, 21-06-2013.

Pós-Lula

“Existe uma ansiedade da juventude que está nas ruas de ser sujeito do processo histórico. É uma juventude pós-Lula, pós-Dilma. Uma juventude que foi beneficiada por avanços de um crescimento econômico, distribuição de renda. Portanto, se beneficiou por ganhos materiais que são históricos e relevantes. Mas eles querem mais. Não se satisfazem apenas com ganhos materiais. Querem participar do processo político” – Edinho Silva, presidente do PT-SP – O Estado de S. Paulo, 21-06-2013.

Lula

“Enquanto os policiais fazem um cordão de isolamento para evitar que os manifestantes batam às portas ou nas vidraças do Planalto, os (poucos) políticos realmente dilmistas tentam neutralizar a base aliada e buscar um rumo para a presidente. Mas quem está no comando é Lula” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 21-06-2013.

Mudez

“No dia em que o Brasil e Brasília protagonizaram os mais abrangentes protestos de rua das últimas décadas, a presidente da República ficou muda no Palácio do Planalto e o governador do Distrito Federal foi a um evento na Embaixada da França” – Fernando Rodrigues, jornalista – Folha de S. Paulo, 21-06-2013.

Epítome

“Dilma Rousseff e Agnelo Queiroz (PT) são o epítome dos governantes brasileiros. Resumem a perplexidade e falta de capacidade de liderança dos políticos de vários partidos diante do novo fenômeno de protestos sem líderes nem propostas definidas” – Fernando Rodrigues, jornalista – Folha de S. Paulo, 21-06-2013.

Orgasmo cívico

“Uma mobilização dessas reflete um fenômeno de sociedade, não evidente na véspera e de leitura difícil no ato. Produz uma grande exaltação, um orgasmo cívico. Depois tende a decair, deixando de herança uma geração militante que tenta dar alguma consequência política, organizativa ou até eleitoral à coisa, em geral com resultados aquém do esperado naquele grande momento” – Alfredo Sirkis, deputado federal (PV-RJ) – Folha de S. Paulo, 21-06-2013.

Vazio

“O Parlamento está desconsiderado, vazio. É um jogo de interesses regionais e partidários. Só podemos vencer isso com uma reforma política” – Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul – PT – ao descrever as causas que levam milhares às ruas e apontando três crises: a de representação política, a dos partidos e a do modo de vida da sociedade “consumista e predatória” – Zero Hora, 21-06-2013.

Anárquico

“É necessário que as lideranças dirijam o movimento. Um movimento sem direção pode se tornar anárquico. E um movimento anárquico pode ser cooptado pelo fascismo. A história mostra isso com o Mussolini e o Hitler” – Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul – PT – ao descrever as causas que levam milhares às ruas e apontando três crises: a de representação política, a dos partidos e a do modo de vida da sociedade “consumista e predatória” – Zero Hora, 21-06-2013.

Insurgência

“Nossas urgências não cabem só nos programas sociais. Isso traz insurgência de 500 mil pessoas” - Rodrigo Barcellos, do Bloco de Luta pelo Transporte Público, na reunião com Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul – PT – Zero Hora, 21-06-2013.

Ricos

“Um conhecido empresário gaúcho, proprietário ou sócio de inúmeras empresas, homem de sólido patrimônio pessoal e empresarial, ficou abismado quando no almoço em sua casa, segunda-feira passada, sua filha de 17 anos disse para ele que estava apressada porque precisava ir para o local das manifestações, fazia parte de um grupo que organizava os comícios. É incrível, até os ricos saíram para as ruas” – Paulo Sant’Ana, jornalista – Zero Hora, 21-06-2013.

Virtuosos

“Outro manifestante estava no meio da multidão que se aproximava com milhares de pessoas da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre. De repente, caíram em cima dele três manifestantes que arrancaram de suas mãos o cigarro que fumava. E um dos manifestantes lhe disse: “Nosso movimento não permite que se fume durante as ações. Temos de transmitir só exemplos virtuosos” – Paulo Sant’Ana, jornalista – Zero Hora, 21-06-2013.

Elite?

“Assisti a uma interessante entrevista na televisão: a repórter perguntou a uma manifestante que estava no centro da passeata o que fazia ali. Ela respondeu: “Eu mesmo não sei”. E a repórter insistiu: “Mas como você não sabe, se está no meio do povo?”. E a manifestante: “E você queria que eu estivesse no meio da elite?” – Paulo Sant’Ana, jornalista –Zero Hora, 21-06-2013.

Bola cantada

“A decisão de Rui Falcão de convocar militantes do PT às ruas ontem preocupou o governo federal antes mesmo da explosão de violência em protestos em várias cidades do país. Segundo relatos, o presidente do partido não discutiu a ideia com o Palácio do Planalto, que desde cedo temia que um eventual confronto entre petistas e outros grupos das passeatas respingasse em Dilma Rousseff. "Se der errado, a culpa é de quem?", questionava um membro da equipe presidencial” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 21-06-2013.

Que ano é?

“Na reunião em que Dilma ouviu de Lula conselhos sobre a condução do governo, anteontem em São Paulo, estavam presentes Antonio Palocci e Franklin Martins. Os dois foram ministros de Lula, e Palocci, também do governo de Dilma” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 21-06-2013.

Mal-me-quer

“Numa reunião recente entre parlamentares petistas, um deputado questionou os demais sobre se tinham certeza de que Dilma gostava de alguém ali. Ninguém se pronunciou” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 21-06-2013.

Partidos

“Baixa a bandeira! O povo, unido, não precisa de partido!” – grito da multidão encharcada, em Porto Alegre, sempre que via tremular o estandarte de alguma agremiação política – Zero Hora, 21-06-2013.

Até o Papa

“Até o Papa renunciou. Feliciano, a tua hora já chegou” – grito ouvido na manifestação em Porto Alegre – Zero Hora, 21-06-2013.

À beira dos nervos

“Ontem foi mais um dia de volatilidade cambial forte, fruto da valorização do dólar e do ajuste de portfólio de investidores externos. Coisa que não terminará tão cedo no Brasil. A única forma disso mudar, e não completamente, seria, segundo ironiza um reconhecido administrador de fundos, “Lula pedir a sua primeira-ministra, Dilma, que veio visitá-lo em São Paulo esta semana, para trocar peças que estão atrapalhando a política econômica”. A coisa tá feia” – Sônia Racy, jornalista – O Estado de S. Paulo, 21-06-2013.

Nervos 2

"Entretanto, sábio empresário, dos mais ricos hoje no País, defende a permanência de Guido Mantega na Fazenda. Não exatamente pela atual política econômica, mas por “ser ele o melhor ministro que Dilma poderia ter – considerando a forma… com que trabalha a presidente” – Sônia Racy, jornalista – O Estado de S. Paulo, 21-06-2013.

Nervos 3

"Ainda de fonte do mercado financeiro: “Alguém precisa avisar Dilma que país rico não é aquele em que pobre anda de carro, mas, sim, aquele onde rico anda… de transporte público de qualidade” – Sônia Racy, jornalista – O Estado de S. Paulo, 21-06-2013.

Copa

"Estou aqui porque investiram na Copa, e não investiram em educação e saúde (...) para tirar Renan Calheiros [presidente do Senado], abaixar os impostos e por mais saúde e educação" - Osvaldo de Oliveira, 26 anos, analista de sistema, ao participar da manifestação em São Paulo – Folha de S. Paulo, 21-06-2013.

Fascista

"Se não tiver partido é ditadura. Vocês são fascistas!" - uma senhora, por volta dos 60 anos, descolou-se da ala petista para bater boca com uma adolescente que gritava "sem partido!" – Valor, 21-06-2013.

Mensaleira

"Sou fascista por que não concordo com você? Mensaleira” – adolescente respondendo à senhora” – Valor, 21-06-2013.

Apartidário, não anti

"Nosso movimento é apartidário, mas não antipartidário. Não podemos impedir a participação de artidos políticos, nem de nenhum grupo de se manifestar" - Mariana Toledo, 27 anos, integrante do MPL – Valor, 21-06-2013.

Ameaça à democracia

“Pode ser um sinal de mudança com a chegada do Papa Francisco. A Rádio Vaticano abriu espaço para uma entrevista com Frei Betto. O brasileiro diz que o controle pela internet da vida privada nos EUA ameaça a democracia” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 20-06-2013.

Imagina na Copa

“Três coisas das quais não vou sentir nenhuma saudade no Brasil: telefonia, internet e aeroportos” - Colin Udoh, jornalista nigeriano, que veio acompanhar a seleção de seu país na Copa das Confederações, sobre o país-sede da Copa de 2014 – O Globo, 20-06-2013.

Padre de passeata

“Para quem anda com nostalgia de 1968, vale lembrar que ainda não apareceu nenhum “padre de passeata”, criação imortal do Nelson Rodrigues para designar os sacerdotes que na época iam para as ruas engrossar as manifestações contra a ditadura. Machado de Assis diria: “Mudaram os padres ou mudaram as passeatas?” –Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 20-06-2013.

Aliás...


“É também de Nelson Rodrigues uma frase que pode conformar Dilma: “A verdadeira apoteose é a vaia. Os admiradores corrompem” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 20-06-2013.

O que é isso, companheiro?

“Fernando Gabeira foi ontem a Porto Real, no Rio, fazer uma reportagem sobre o sistema de transporte de ônibus, que, na cidade, é gratuito. Só que o motorista, quando o viu fazendo perguntas aos passageiros, achou que ele era um assaltante”

Segue...

“Não teve conversa. Foi todo mundo para a delegacia. Mas, ainda bem, o delegado reconheceu Gabeira. A prefeita Cida, envergonhada, fez um pedido formal de desculpas” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 20-06-2013.

Fonte: IHU - Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário