quinta-feira, março 21, 2013

UPE conquista 1º lugar no "Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável Brasil 2012"

A Universidade de Pernambuco (UPE) ganhou o 1º lugar no "Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável Brasil 2012", com o trabalho do estudante do curso de engenharia da instituição, Humberto da Silva Santo, intitulado "Aproveitamento dos resíduos de biomassa da construção civil (RCC) para geração de combustíveis sólidos (Pellets) e gasosos".

Para esse estudo, o aluno recebeu a orientação do professor da UPE, Sérgio Peres Ramos da Silva. O concurso é anual e versa sobre o tema "Contribuições das engenharias para o desenvolvimento sustentável". A cerimônia de premiação foi realizada nessa quarta-feira (20) no Rio de Janeiro.

Para ler a matéria completa, clique em "mais informações" abaixo.

PRÊMIO – O Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável tem como principais objetivos reconhecer e incentivar os jovens universitários que se propõem a pensar a engenharia em uma perspectiva sustentável e gerar conhecimento sobre o tema, difundindo essas novas ideias junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade em geral.

RESUMO DO TRABALHO - Dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável, várias oportunidades de utilização de fontes alternativas de energia renovável vêm surgindo para suprir a demanda crescente.

A conversão da biomassa oriunda dos Resíduos da Construção Civil (RCC) em combustíveis sólidos e gasosos está entre as possibilidades de reciclagem energética. Estima-se que, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a geração de resíduos de construção civil atinja entre 3.000 e 4.000 toneladas por dia, das quais 180-240 toneladas são biomassa.

O trabalho objetiva descrever o potencial de produção de combustíveis sólidos e gasosos – através, respectivamente, da pelletização e gaseificação – com a valorização energética da biomassa oriunda dos canteiros de obras. Foi realizada a caracterização físico-química e energética da madeira para avaliar o potencial de aproveitamento dos RCC como fonte de energia renovável. Os resultados do adensamento energético mostraram que os resíduos de madeira originam combustíveis sólidos de alta qualidade (PCI acima de 17 MJ/kg). E os experimentos de gaseificação em escala laboratorial conseguem produzir um gás combustível que pode ser usado em motores do ciclo Otto para geração de energia elétrica.

Universidade de Pernambuco (ww.upe.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário