segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Transposição garantirá água para famílias ribeirinhas, inclusive em Petrolândia

Licitação para elaborar projetos executivos das obras em 21 municípios do Ceará, Pernambuco e Paraíba já foi autorizada

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) fará sistemas de abastecimento de água em 325 comunidades à margem dos canais da transposição do Rio São Francisco, entre elas, Petrolândia.. De acordo com o órgão, foi autorizada licitação para elaborar projetos executivos das obras em 21 municípios do Ceará, Paraíba e Pernambuco. As famílias que residem em comunidades a uma distância de cinco quilômetros de cada margem dos canais Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional (PISF) vão receber infraestrutura de abastecimento de água. Dos 21 municípios beneficiados, 11 são Pernambuco, cinco do Ceará e cinco da Paraíba. O custo dos serviços foi estimado em R$ 14,5 milhões.

O Ceará recebe os sistemas de abastecimento de água em comunidades dos municípios de Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barros. Na Paraíba, serão beneficiadas comunidades de Monteiro, Monte Herebe, Cajazeiras, São José de Piranhas e Miraúna. De Pernambuco, serão atendidos moradores da zona rural de Floresta, Betânia, Custódia, Sertânia, Cabrobó, Petrolândia, Parnamirim, Mirandiba, Curaçá, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante.

Para ler a matéria completa, clique em "mais informações" abaixo.

O diretor-geral do Dnocs, Emerson Fernandes Daniel, autorizou no último dia 20 a abertura de processo licitatório para contratação da empresa que fará os projetos executivos de infra estrutura de abastecimento de água ao longo dos canais em comunidades beneficiadas com a implantação do projeto.

O secretário nacional de Infra- estrutura Hídrica, Francisco Teixeira, em reunião com o diretor-geral do Dnocs, Emerson Fernandes Daniel, e os coordenadores nos três Estados, definiu que a licitação será realizada pela Coordenação de Pernambuco. O Ministério da Integração Nacional destinou recursos ao Dnocs para realizar a licitação pela Coordenadoria Estadual (Cest) de Pernambuco, por ficar naquele Estado a maioria das comunidades beneficiadas.

As obras deverão ser projetadas para atender a população em um horizonte de 30 anos com infraestrutura de abastecimento dotada de sistema de captação da água nos canais, sistema de adução, estação elevatória, estação de tratamento, reservatório e rede de distribuição. Os projetos executivos deverão incluir todos estes itens e ainda indicar os vários pontos de consumo domiciliar, de serviços públicos, comerciais e industriais e definir as vazões e pressões demandadas nestes pontos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário