terça-feira, junho 10, 2025

Cantores Nattan e Natanzinho Lima disputam pelo mesmo nome artístico

Nattan e Natanzinho Lima (Divulgação)

O cantor cearense Nattan e o cantor sergipano Natanzinho Lima estão disputando o registro da marca "Nattanzinho" no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), responsável por catalogar as marcas e patentes no Brasil.

Conforme o processo administrativo, ao qual o g1 teve acesso, Natanel Cesário dos Santos, o Nattan, solicitou o registro da marca "Nattanzinho" em outubro de 2024. Em fevereiro de 2025, a empresa Camarote Shows, que faz parte do Grupo Wesley Safadão, se manifestou contra o pedido de Nattan. A Camarote Shows é responsável por gerenciar a carreira de Natanzinho Lima.

Atualmente, o cantor cearense é detentor do registro da marca "Nattan", enquanto o cantor sergipano tem a marca "Natanzinho Lima". A disputa, portanto, gira em torno apenas do uso de "Nattanzinho" - a equipe de Nattan afirma que o uso apenas de Natanzinho "pode causar confusão junto ao público", uma vez que o cearense também era conhecido assim no início da carreira.

A empresa Camarote Shows apontou que o sergipano Natã Lima Nascimento já utiliza "Natanzinho" como marca - o cantor de forró é conhecido popularmente como Natanzinho Lima. A empresa defendeu que a marca "Nattazinho" não pode ser registrada, uma vez que seria "reprodução ou imitação" de outra já existente.

"Como resta cristalino, a convivência destas marcas no mercado é claramente nociva. A oposta está tentando apoderar-se de um pseudônimo artístico notoriamente conhecido em todo o território nacional para utilizá-lo em um meio exatamente aquele em que a opoente [Camarote Shows] labuta", escreveu a empresa.

Os representantes de Nattan destacaram que o cearense também era chamado de "Nattanzinho" no início da carreira, e apontaram que, nas suas músicas da época, era comum o bordão "É o Nattanzinho falando de amor".

"O uso das marcas “Nattan” (“Nathan”) e “Nathanzinho” (“Nattanzinho”) sempre se deu na mais absoluta boa-fé, por se tratar, em verdade, de mínimas variações gráficas do apelido “Natan”, derivado do prenome do artista, Natanael. Ressalte-se que não havia qualquer cantor conhecido que usasse esse nome artístico quando do início da carreira do artista, tampouco qualquer marca registrada no INPI ou mesmo quaisquer indícios de que a marca já estivesse sendo utilizada por quem quer que fosse", afirmaram os advogados de Nattan.

Atualmente, o processo pela marca "Nattanzinho" está em fase de "análise do mérito", que é quando o pedido é examinado pelos técnicos do órgão. Não há previsão de quando o processo será concluído.

Em nota, a equipe de Nattan afirmou que o cearense "nunca se opôs" ao pedido de registro do nome artístico do cantor 'Natanzinho Lima'.

"A contestação se dá apenas pelo uso isolado de “Natanzinho”, o que pode causar confusão junto ao público, já que esse nome é associado à trajetória de Nattan há muitos anos. O objetivo é evitar conflitos de identidade artística e garantir clareza perante o público", afirmou a assessoria do cantor.

A equipe do cearense também afirmou que as questões burocráticas "já estão sendo resolvidas pelos artistas", e destacou que Nattan e Natanzinho Lima, inclusive, farão um show juntos em outubro em Maceió (AL).

O g1 também procurou a equipe do cantor Natanzinho Lima e aguarda resposta.

g1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.