sexta-feira, junho 16, 2023

Triunfo, no sertão de Pernambuco, ganha fórum moderno sustentável e com acessibilidade



Com uma população estimada em 15,2 mil pessoas, a bela cidade de Triunfo, no Sertão pernambucano, ganhou, nesta sexta-feira (16), um novo fórum do Poder Judiciário estadual. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inaugurou o Fórum Juiz Ruy Patu, um prédio com 737,86 metros quadrados que dará mais conforto e segurança aos jurisdicionados.

A prestigiada inauguração contou com a presença do presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, do prefeito Luciano Bonfim, de magistrados, servidores e diversas autoridades locais. O novo fórum, erguido no bairro da Encruzilhada, faz uma homenagem ao juiz Ruy Patu, que trabalhou muitos anos na cidade e é pai do desembargador do TJPE Ruy Trezena Patu Junior.

Projetado e construído pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) do TJPE, o fórum atende a todos os requisitos de acessibilidade, com rampas de acesso ao prédio, elevador, piso com sinalização tátil de alerta e vagas de estacionamento para pessoas com deficiência. A sustentabilidade também é um ponto forte do novo equipamento, que, com o uso de vidros, aproveita ao máximo a luz natural. O fórum atenderá também a população de Santa Cruz da Baixa Verde, cidade vizinha de Triunfo.

A construção começou em 14 de junho de 2022, quando o então presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, colocou a chamada pedra fundamental. O prédio possui um salão do júri para 44 pessoas, sala de reconhecimento/testemunhas, sala de jurados com banheiros privativos, custódia com duas celas, além de outros ambientes que irão ofertar à população instalações mais modernas, confortáveis e sustentáveis.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente Luiz Carlos Figueirêdo elogiou a qualidade da obra e a agilidade na sua conclusão. "Trata-se de um equipamento absurdamente necessário para aprimorar os serviços ao povo dessa linda cidade", disse ele, fazendo questão de destacar o papel de toda a equipe de engenharia e arquitetura do Tribunal.

Já o desembargador Ruy Patu lembrou, emocionado, a trajetória de seu pai. "Não tinha dia nem hora para meu pai, como juiz, receber as pessoas, aconselhar, buscar a harmonia. Dessa forma, ele resolvia muitos conflitos", disse, acompanhado de sua mãe, Teresinha Trezena Patu e do irmão, Roberto Trezena Patu.

No antigo Fórum de Triunfo, o Dr. Caetés de Medeiros , funcionará a 21° Casa de Justiça e Cidadania do TJPE, que prestará vários serviços à população, principalmente conciliações processuais e pré-processuais. "Vamos ofertar a possibilidade de conciliação, serviços de psicólogos, assistentes sociais. Temos uma grande satisfação de sair dos gabinetes e ir ao encontro das pessoas para promover a cidadania", disse o desembargador Erik Simões, coordenador geral.

Por: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário