sexta-feira, abril 01, 2022

Adagro e Arpan realizam coleta itinerante e orientam sobre uso agrotóxicos em Pernambuco

A ação Coleta Assistida é a primeira realizada pela Adagro e tem como finalidade a ampliação da atuação do órgão no Vale do Siriji, por ser uma das regiões de maior consumo de agrotóxicos no estado (Foto: Divulgação/Adagro)

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), por meio da Gerência Estadual de Inspeção Vegetal (GEIV), iniciou uma série de palestras educativas sobre uso correto de defensivos agrícolas e descarte de embalagens de agrotóxicos no Agreste. Em Pernambuco, a Adagro ainda apoia as coletas itinerantes promovidas pela Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) e pela Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários (Arpan), que são as duas centrais de recebimento vinculadas à Federação Nacional das Associações de Centrais e Afins (Fenace).

Nessa quinta-feira (31), houve palestras educativas para produtores rurais em duas comunidades em Brejo da Madre de Deus, com o apoio da Arpan e da Prefeitura Municipal. Na ação foram abordadas as condições de segurança voltadas à aplicação de agrotóxicos, as exigências legais quanto a emissão de receituário e nota fiscal, armazenamento adequado e devolução de embalagens vazias, além dos problemas ligados à saúde pelo uso de agrotóxicos.

Na próxima semana, entre os dias 04 e 06 de abril, quatro equipes da Gerência de Inspeção Vegetal (GEIV) percorrerão os municípios de São Vicente Férrer e Vicência, com o objetivo de notificar os produtores para que entreguem, no dia 07, suas embalagens vazias de agrotóxicos no posto de coleta a ser instalado no pátio da antiga CEASA. Esta ação denominada de Coleta Assistida é a primeira realizada pela Adagro e tem como finalidade a ampliação da atuação do órgão no Vale do Siriji, por ser uma das regiões de maior consumo de agrotóxicos no estado.

Em 2021 foram apreendidos mais de quatro toneladas de produtos irregulares, a maior parte no Vale do São Francisco, maior exportador de uva e de manga do Brasil. “As nossas equipes de fiscalização e defesa realizam um trabalho sistemático de orientação para que a população, sobretudo os produtores tenham ciência dos riscos”, explica o presidente da Adagro, Paulo Lima.

A Acavasf, localizada em Petrolina, recolhe produtos vencidos e embalagens vazias da região do Sertão. Enquanto a Arpan atua no Agreste e Zona da Mata, em dois locais: Posto de Coleta em Camocim de São Felix e na sede da entidade, situada em Carpina. Para dúvidas ou questionamentos acerca da correta compra e manuseio de agrotóxicos está disponível o telefone 81- 3181-4518 e também os escritórios da Adagro em todo o Estado.

Adagro

Nenhum comentário:

Postar um comentário