sexta-feira, fevereiro 11, 2022

Ações da polícia no Rio de Janeiro em busca de traficante somam 36 mortos


PRF mostra material apreendido na Vila Cruzeiro — Foto: Reprodução

A operação conjunta das polícias Militar e Rodoviária Federal na Vila Cruzeiro, no Rio, que resultou em 8 mortos nesta sexta-feira (11), e a ação da Polícia Civil no Jacarezinho, em maio do ano passado, com 28 óbitos, têm um ponto em comum: ambas tinham como alvo principal o traficante Adriano Souza de Freitas — conhecido como Chico Bento. Juntas, as ações somaram 36 mortes.

Apontado pelas autoridades como um dos principais chefes do Comando Vermelho, ele escapou mais uma vez.


"Passou muito perto de ser pego, mas dada a colocação de várias barricadas, a gente teve alguma dificuldades. Ele, mais uma vez, utilizou esse estratagema de sacrificar jovens, pretos, pobres, favelados, periféricos, ali, com armas nas suas mãos, para que servissem como escudo, para que ele pudesse fugir", disse à TV Globo o tenente-coronel Ivan Blaz, porta-voz da Polícia Militar.

Segundo o tenente-coronal, a medida tomada pelo traficante é uma prática de chefes da facção:

"É um estratagema covarde que esses marginais lideranças dessa fação criminosa utilizam, sacrificando essa juventude, mas ele será preso dentro em breve, estamos no seu encalço".

O Disque-Denúncia oferece uma recompensa de R$ 1,6 mil para quem oferecer informações que levem à prisão de Chico Bento.

Na a ação desta sexta, os policiais apreenderam fuzis, pistolas, granadas e 72 quilos de pasta básica de droga.

Segundo as investigações, Chico Bento estava na Vila Cruzeiro desde que o Jacarezinho foi ocupado pelo Programa Cidade Integrada, há quase um mês. O Cidade Integrada é uma espécie de reformulação do programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), criado em 2008.

Informações da polícia dão conta de que Chico Bento está na Vila Cruzeiro protegido por seus seguranças.

Ainda de acordo com a polícia, a Vila Cruzeiro é a favela escolhida pelo Comando Vermelho para esconder traficantes da facção de diferentes pontos do Rio e até de outros estados do país.

No dia 20 de janeiro, forças de segurança do programa Cidade Integrada localizaram a residência de Chico Bento — a casa tem quatro andares e conta com piscina e hidromassagem.

Chico Bento é foragido da Justiça e conseguiu escapar do cerco da polícia ao Jacarezinho. Ele chegou a ser preso em abril de 2016, mas dois anos depois, no dia em que passou para o regime semiaberto, não voltou para o Instituto Penal Edgard Costa.

Chico Bento é também um dos suspeitos da morte do PM Michel de Lima Galvão, no Jacarezinho, em 2017.

Por Bom Dia Rio


Nenhum comentário:

Postar um comentário