sexta-feira, janeiro 28, 2022

MPF apura exigência de guia própria para realização de exames pela Unimed Vale do São Francisco


O Ministério Público Federal (MPF) realizou, nesta quinta-feira (27), reunião com representantes da Unimed Vale do São Francisco, no âmbito de inquérito civil instaurado para apurar notícia de que os laboratórios credenciados ao plano de saúde exigem guia própria para que exames possam ser custeados, causando transtorno aos consumidores e direcionando o serviço para a própria Unimed. O caso é de responsabilidade da procuradora da República em Petrolina (PE) Ticiana Nogueira.

De acordo com as apurações do MPF, os laboratórios da região de Petrolina e Juazeiro (BA) têm feito a exigência como garantia de pagamento por parte do plano, o que não é comum em outros municípios. Na reunião, os representantes da Unimed Vale do São Francisco afirmaram que não é exigida guia própria dos laboratórios, mas que é usado sistema online específico. No encontro, o plano se comprometeu a realizar reunião com os laboratórios que estão exigindo as guias para reforçar o uso desse sistema online.

Em consulta à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi informado que essa exigência é irregular. “A preocupação do MPF é com o transtorno aos usuários, sobretudo quando necessitam frequentar presencialmente o hospital da Unimed para obter a autorização dos exames laboratoriais em época de pandemia, sobrecarregando ainda mais o SUS e os hospitais da região com eventuais contaminações”, explica a procuradora da República.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário