domingo, dezembro 05, 2021

Deputado do PL é flagrado pela Polícia Federal com caixa de dinheiro

Deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA) carrega caixa de dinheiro, em vídeo gravado pela Polícia Federal Foto: Reprodução

Uma ação controlada da Polícia Federal registrou em vídeo o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) manuseando uma caixa de dinheiro e a entregando para um homem cuja identidade ainda não foi descoberta. Na gravação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o parlamentar afirma que dentro da caixa havia R$ 250 mil.

A PF desconfia que a quantia manuseada pelo deputado seja proveniente de um esquema de desvio de emendas parlamentares por meio de prefeituras do Maranhão, que teriam contratado empresas ligadas ao parlamentar para desviar os recursos públicos.



Em abril de 2020, Maranhãozinho destinou a diversas prefeituras do seu estado um total de R$ 15 milhões em emendas parlamentares destinadas à área da saúde. Alguns dos municípios beneficiados contrataram, inclusive com dispensa de licitação, empresas que teriam vínculos com o parlamentar. Segundo a PF, as empresas são a Aguia Farma, a Medshop e a Atos Engenharia.

O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão de combate à lavagem de dinheiro, relatou que foram identificados “vultuosos saques” nas contas dessas firmas.

Maranhãozinho nega qualquer irregularidade e diz que a gravação retrata uma atividade de negociação empresarial na área da pecuária, "com compra e venda de gado e equipamentos com órgãos privados". O vídeo, obtido pelo GLOBO, faz parte de uma investigação sigilosa envolvendo Maranhãozinho por suspeita dos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraude em licitação.

TRIBUNA DO NORTE RN
VÍDEO: JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário