sexta-feira, julho 02, 2021

Recife, Tacaratu e outros municípios negam ter aplicado doses vencidas da AstraZeneca


As prefeituras do Recife e de outras cidades pernambucanas, como Ipojuca e Garanhuns - citadas no levantamento da Folha de S. Paulo como as que aplicaram as maiores quantidades de doses vencidas da vacina da AstraZeneca em Pernambuco -, negaram, nesta sexta-feira (2), qualquer atraso nas aplicações dos lotes.

As gestões atribuem dados da reportagem a um erro no sistema de informações do Ministério da Saúde.

No início da noite desta sexta (02), a Secretaria de Saúde de Tacaratu divulgou nota negando ter aplicado doses vencidas (veja no link abaixo) 

>> Secretaria de Saúde de Tacaratu divulga nota afirmando que o município não aplicou doses vencidas

Por meio de nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) do Recife afirmou que nenhuma dose de vacina contra a Covid-19 foi aplicada fora do prazo de validade na Capital pernambucana. De acordo com o levantamento da Folha de S. Paulo, a cidade aplicou duas doses do lote 4120Z005, que venceu no dia 14 de abril, com atraso, nas policlínicas Gouveia de Barros e Albert Sabin.

A nota divulgada pela Sesau informa que as últimas doses do lote foram ministradas no dia 25 de fevereiro, portanto, antes do prazo de vencimento. O texto acrescenta que a informação da reportagem vem de um erro, "já corrigido", durante o registro de duas doses pelo Ministério da Saúde.

Citada na matéria como a cidade que mais aplicou doses vencidas em Pernambuco, com 279 aplicações atrasadas no Serviço de Pronto-Atendimento Santo Cristo, no Centro, a gestão de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, se manifestou também negando a informação. Por meio de nota, a prefeitura disse ter identificado um erro de digitação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (PNI).

"Portanto, aos ipojucanos, a Prefeitura esclarece que todas as doses no município foram aplicadas dentro do prazo de validade. Lamentamos qualquer tipo de informação sem a checagem da informação prévia", afirmou o texto.

No Agreste, a Secretaria de Saúde de Garanhuns, que, segundo a publicação, aplicou 110 doses dos lotes 4120Z005 e 4120Z025, informou também ter identificado erro no preenchimento das planilhas do Ministério.

De acordo com a pasta, o lote 4120Z005 foi recebido em 27 de janeiro, com 1130 vacinas válidas até o dia 14 de abril de 2021, aplicadas até o dia 5 de fevereiro, enquanto o 4120Z025 foi entregue em 4 de março, com 110 vacinas válidas até 4 de junho, e as aplicações foram feitas até o dia 10 de março.

"Constatado o equívoco na digitação, a equipe da Secretaria está trabalhando para corrigir os dados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações", afirma a nota.

Outra prefeitura que cita erro no sistema do Governo Federal é a de Bezerros, no Agreste. Segundo a matéria, a cidade aplicou uma dose do lote 4120Z005. Em nota oficial, a gestão do município diz ter recebido 600 doses desse lote, que foram aplicadas entre os dias 28 de janeiro e 1º de março, antes, portanto, do prazo de vencimento, em 14 de abril.

"A dose do imunizante, supostamente aplicada fora do prazo de validade, trata-se, na verdade, de um erro de informação no sistema do Ministério da Saúde. O erro já foi corrigido", finaliza o texto.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário