terça-feira, fevereiro 09, 2021

Dois alagoanos da cidade de Delmiro Gouveia estão entre as vítimas do acidente em barragem no interior do Ceará


Dois alagoanos estão entre as vítimas do rompimento do Reservatório de Atalho, no interior do Ceará, ocorrido nesta segunda-feira (08). Naturais de Delmiro Gouveia, Mizael Brasil e Heyder Pereira trabalhavam no local como técnicos de montagem. Além deles, outro alagoano, Valdir Fernando ficou ferido, mas sobreviveu à tragédia.

Ao todo, três pessoas faleceram. Segundo informações, 20 trabalhadores se encontravam em horário de serviço quando a barragem cedeu. Nas primeiras conversas com autoridades, o sobrevivente disse que não se lembra do acidente tendo acordado já dentro da ambulância.

De acordo com nota do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a estrutura do reservatório não foi afetada e não há vazamentos. “A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos”, informa o órgão.

As causas do episódio são apuradas pelo MDR, que enviará o Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, e equipe técnica do órgão para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.

Ambulâncias da Secretária Municipal de Saúde, helicóptero do Ciopaer, uma guarnição do Corpo de Bombeiros e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram enviados ao local. O reservatório recebeu águas da transposição do rio São Francisco e tem capacidade de 100 milhões cúbicos. O volume atual era de 90 milhões m³.

O problema teria acontecido em um válvula da barragem, mas o conserto já foi realizado e a vazão de água está sob controle, de acordo com informações da pasta municipal de Saúde. Será realizada uma perícia para averiguar as causas e responsabilidades pelo acidente

Por Folha de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário