sábado, janeiro 16, 2021

COVID-19: Porto de Galinhas-PE veta ônibus e vans na orla e impõe toque de recolher


Entrou em vigor neste sábado (16) um decreto para coibir aglomerações e evitar a transmissão da Covid-19, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Com isso, fica proibido o funcionamento de bares, boates e restaurantes em Porto de Galinhas, entre 23h e 7h. Além disso, ônibus e vans de turismo não terão autorização para entrar na orla, nos fins de semana e feriados.

O Decreto 762/2021, assinado na sexta (15), foi divulgado pela prefeitura, neste sábado, por meio de nota. Segundo a administração municipal, as decisões foram tomadas a partir de orientações de um comitê que avalia a pandemia na cidade.

Na vila de Porto de Galinhas, um dos principais destinos turísticos do estado, foram adotadas medidas para coibir aglomerações nas áreas de lazer.

Depois de seguir o protocolo do governo, que veta o som ao vivo e mecânico em estabelecimentos comerciais, a prefeitura determinou que serão suspensos alvarás e autorizações de funcionamento de bares, restaurante, boates e comércio ambulante. Isso será válido para quem descumprir os horários estabelecidos.

Além disso, a administração determinou a ordenação do fluxo de pessoas na faixa do litoral. Por isso, ficam vetados a entrada, circulação, parada e estacionamento de ônibus de turismo, micro-ônibus, vans e similares, nas modalidades ”day use” e “city tour”, aos sábados, domingos e feriados.

Áreas mais movimentadas de Porto de Galinhas serão sanitizadas, segundo a prefeitura de Ipojuca — Foto: Prefeitura de Ipojuca/Divulgação

A prefeitura explicou que neste fim de semana poderão entrar os veículos que já estavam agendados previamente na Secretaria de Turismo.

Antes da nova medida, o município já tinha limitado a 16 o número de veículos desses tipos entrando nas praias.

Os veículos que levam turistas do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes/Gilberto Freyre para as praias de Ipojuca serão autorizados a entrar, para isso, no entanto, deverão ter relação de hóspedes e a confirmação de reservas em hotéis ou pousadas de todos eles.

Outra medida trata do comércio e serviços na faixa de areia. Estão proibidas todas as atividades, das 18h às 8h.

Por fim, o decreto determina a limpeza e a sanitização de áreas de grande movimento de pessoas, como o calçadão de Porto de Galinhas. Os agentes de trânsito estão autorizados a fazer bloqueios de vias. Quem desrespeitar, alerta a prefeitura, estará sujeito a medidas administrativa e penais.

Orientação

A partir deste fim de semana, o governo de Pernambuco dá início a uma campanha de verão para reforçar o combate à Covid-19.

A ação acontecerá durante todo os fins de semana do mês de janeiro nas praias de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Tamandaré e Ilha de Itamaracá.

Com o slogan "Viva este verão com cuidado. O coronavírus não está de férias", a campanha colocará nas praias 72 promotores.

Equipados de walkmídia, face shield, máscara e álcool em gel, os atendentes alertarão as pessoas sobre a importância dos cuidados necessários para evitar o contágio da covid-19.

Nas abordagens, os profissionais vão ressaltar a importância de respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas de boxes diferentes; respeitar o distanciamento mínimo de quatro metros entre as hastes dos guarda-sóis, além de priorizar o uso da máscara após os banhos de mar e refeições.

Durante os fins de semana de janeiro, a ação funcionará nos seguintes horários: às sextas-feiras, das 10h às 14h; sábados e domingos, nas praias do Recife, Olinda e Jaboatão, das 9h às 17h; e demais praias, das 10h às 14h.

Além do divulgadores, haverá placas de sinalização rodoviárias nas vias que ligam as praias. A campanha prevê ainda, propaganda em rádios do Litoral e Região Metropolitana, alertando sobre os cuidados que todos não devemos esquecer para preservar a saúde.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário