sexta-feira, janeiro 29, 2021

Moro e procuradores da Lava Jato trocaram informações sobre Lula

 

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro e o chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. Suas mensagens mostram a troca de informações sobre a investigação contra o ex-presidente Lula

Trocas de mensagens entre o ex-juiz federal Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato mostram que os detalhes da denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram supostamente combinados pelos investigadores e o então juiz. As conversas incluíam orientações sobre a melhor forma de preparar o processo e apresentar o caso.

A equipe de defesa de Lula incluiu essas informações, assim como trechos de mensagens, ao registrar uma reclamação no STF (Superior Tribunal Federal) para obter o restante dos registros. O conteúdo foi revelado pela revista Veja nesta 5ª feira (28.jan.2021), mesmo dia em que o ministro Ricardo Lewandowski determinou sigilo sobre o processo a pedido da defesa do ex-presidente.

As conversas fazem parte do arquivo da Operação Spoofing, que investigou o hacker Walter Delgatti Neto, que invadiu o celular de autoridades, como o o ex-ministro da Justiça Sergio Moro e os procuradores da força-tarefa, e copiou mensagens trocadas pelo aplicativo Telegram. As mensagens analisadas pela defesa de Lula até o momento são apenas 10% de todo o conteúdo, que conta com 740 GB, segundo os advogados.

As conversas divulgadas aconteceram no período de 2015 a 2017, entre Moro e o ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol. Nas mensagens, o procurador conta ao ex-juiz detalhes do processo, incluindo quais serão as acusações e quais pessoas iriam testemunhar em apoio a procuradoria.

Entre os trechos anexados, os mais importantes para a defesa de Lula seriam aqueles referentes ao ano de 2016. Segundo os advogados as conversas comprovam que “o então juiz Sergio Moro e os procuradores da República integrantes da ‘Lava Jato’ efetivamente combinavam a prática de atos processuais”.

DENÚNCIA SÓLIDA

Em 23.fev.2016 Moro pergunta se os procuradores têm “uma denúncia sólida o suficiente”. Dallagnol responde que sim e dá detalhes: “na parte do crime antecedente, colocaremos que o esquema Petrobras era um esquema partidário de compra de apoio parlamentar, como no Mensalão, mas mediante indicações políticas usadas para arrecadar propina para enriquecimento ilícito e financiamento de campanhas”.

Após dar mais detalhes de como as investigações estavam sendo conduzidas, Dallagnol fala sobre as testemunhas que os procuradores pretendem apresentar. “Estamos trabalhando com a colaboração de Pedro Correa, que dirá que Lula sabia da arrecadar via PRC [Paulo Roberto Costa]”. Alguns dias depois, em 4.mar.2016, Moro decretou a condução coercitiva do ex-presidente Lula.

Já em 12.set.2016, o procurador da Lava Jato pede ajuda ao ex-juiz para garantir um acordo de delação premiada com o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS. “Caro, talvez seja o caso de impedir Leo Pinheiro de depor sobre fatos alheios ao seu caso, no interrogatório, orientando ele a procurar o MPF caso queira relatar fatos estranhos ao processo. Estamos suspeitando de que ele poderá querer forçar uma colaboração sem acordo”, escreve ele.

Ao que Moro responde: “Ah sim só sobre o objeto da acusação”.

Para a defesa de Lula fica claro pelas conversas que “até mesmo a denúncia foi elaborada pelo MPF [Ministério Público Federal] sob a orientação do então juiz Sergio Moro”.

PODER 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário