quinta-feira, novembro 12, 2020

João Paulo Costa apresenta projeto para reduzir acidentes no trânsito


O deputado João Paulo Costa (Avante) propôs a criação do Plano Estadual de Redução de Mortes e Acidentes no Trânsito (Petrans). O Projeto de Lei 1607/2020 foi elaborado como uma resposta ao elevado número de acidentes em Pernambuco. Na última década, o estado registrou 56,3 mil ocorrências, com média diária de quase 19 pessoas precisando de atendimento. "Nossa medida é para preservar a vida. Em dez anos, temos a meta de reduzir à metade o índice estadual de mortes no trânsito”, declarou.

De 2017 a 2019, a Secretaria de Saúde contabilizou redução de mais de 11% de pessoas acidentadas no Estado, registrando 38.747 vítimas no último ano. Pernambuco também tem registrado diminuição nos casos fatais. De 2014 a 2018, a quantidade de óbitos registrada caiu mais de 12%, passando de 1.960 mortes para 1.582. “Os números são reflexo das ações do Estado, que tem fiscalizado nossas estradas e combatido as ocorrências por consumo de bebida alcoólica com a operação Lei Seca. Queremos contribuir para a preservação da vida e, por isso, a meta do Petrans é reduzir o índice de mortes em 50%”, explicou.

O Plano deve ser elaborado e implantado pelo Conselho Estadual de Trânsito e órgãos executivos de trânsito de Pernambuco. As ações poderão contar com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Todas as informações coletadas serão armazenadas e enviadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Assessoria de Imprensa deputado estadual João Paulo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário