terça-feira, outubro 20, 2020

MPF denuncia prefeito de Salgueiro por invadir terra, violar área de preservação e furtar água

Desvio de água da Transposição - Foto: Divulgação/PF
Clebel Cordeiro, prefeito de Salgueiro, cidade do Sertão pernambucano, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) à Justiça Federal. O prefeito foi denunciado por invadir terras da União, furtar água de um canal do Rio São Francisco e desmatar área de preservação permanente.

O prefeito é acusado de substituir cercas e piquetes de demarcação instalados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), órgão federal que administra as obras da transposição do Rio São Francisco. Segundo o MPF, ele ocupou irregularmente cerca de 2,3 hectares de terras da União.

O objetivo foi chegar à área em que fica um braço do Reservatório Mangueiras, de onde era captada água para irrigação de plantios na propriedade particular do prefeito.

A área de preservação permanente, no entorno do reservatório, foi desmatada para possibilitar a irrigação. Com isso, a água que será levada a milhões de pessoas por meio dos canais de transposição do Rio São Francisco agora possui maior risco de contaminação.

Clebel Cordeiro foi preso em flagrante pela Polícia Federal (PF) em dezembro de 2019, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão requisitado pelo MPF. A ocupação irregular das terras ocorria desde 2018. A área rural havia sido desapropriada em 2007 pela União, que pagou indenização a vários proprietários, inclusive ao próprio prefeito.

Caso seja condenado pela Justiça Federal, a pena aplicada a Clebel de Souza Cordeiro pode chegar a 14 anos de reclusão. O MPF também requer que a Justiça o condene ao pagamento de multa de 100 salários mínimos, estimada como o valor mínimo para reparação dos danos causados.

Por Folha dePE/VIA MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário