quinta-feira, outubro 22, 2020

Alepe: Teresa Leitão cobra reforço no atendimento a pacientes com câncer de mama em Pernambuco



A Campanha Outubro Rosa motivou o pronunciamento da deputada Teresa Leitão (PT) na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta (22). A parlamentar destacou que a iniciativa tem caráter mundial, visa conscientizar os cidadãos e estimular o acesso à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama. “Prevenir é muito importante, mas é mais necessário ainda que os serviços de saúde sejam melhor aparelhados para realizar um atendimento célere a quem precisa”, cobrou.

Teresa lembrou que o Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Segundo a deputada, a ação de iluminar de rosa monumentos e prédios públicos se espalhou pelo mundo e, no Brasil, foi iniciada em 2002. “Apenas 12 anos após o lançamento mundial, houve a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo”, ressaltou.

A petista também salientou que, em 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) instituiu uma campanha intitulada Quanto Antes Melhor, com o objetivo de chamar atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação. De acordo com a entidade, a expectativa é de que, neste ano, surjam mais de 60 mil casos de câncer de mama no Brasil. “É uma estimativa preocupante, mas é preciso energia e intenção política para tentarmos evitar o alastramento da doença”, concluiu.

Alepé

Nenhum comentário:

Postar um comentário