terça-feira, julho 28, 2020

Brasil zera fila para tratamentos de hepatites virais


Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros: ''Pandemia de covid-19 afastou a população do posto de saúde'' (Foto: Erasmo Salomão/MS)

Nesta terça-feira (28/7), Dia Mundial de Combate à Hepatite, o Ministério da Saúde anunciou que zerou a fila para tratamentos de hepatites virais e se comprometeu com a eliminação da doença até 2030. Nos últimos 20 anos, 673.389 pessoas foram diagnosticadas com hepatites virais e, entre 2000 e 2018, 74.864 óbitos pela doença foram registrados.

O objetivo da eliminação da doença consiste na redução de 90% dos casos e na diminuição de 65% das mortalidade associadas às hepatites. A hepatite C, na qual a transmissão ocorre por sangue contaminado, sexo desprotegido e compartilhamento de objetos cortantes, é a que mais mata no Brasil. Cerca de 76% dos óbitos registrados entre 2000 e 2018 são referentes a ela.

“Novos antivirais curam mais de 95% das infecções pelo HCV, vírus da hepatite C, isso faz com que a gente tenha uma luta e um sonho de participarmos plano de eliminação da hepatite C até 2030. O Brasil é signatário desse acordo”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, em coletiva de imprensa.

De acordo com o ministério, com tratamento medicamentoso, há cura em mais de 95% dos casos de hepatite C. Por isso, a pasta realizou um pregão para aquisição de mais 50 mil tratamentos, o que garante o abastecimento da rede até 2021.
Um dos pontos positivos no combate à doença destacado pelo secretário foi a queda de 88% no custo médio de tratamento para hepatite C, que ocorreu de 2015 para 2020. “Em 2015, o custo do tratamento era de 10 mil dólares aproximadamente e este ano é de mil dólares. Essa queda representa que mais pessoas poderão ter acesso ao tratamento e isso mostra a eficiência do SUS”, destacou Correia.

O Ministério da Saúde orienta as pessoas a procurarem serviços médicos ao sentirem os sintomas da doença. “O processo da pandemia de covid-19 afastou a população do posto de saúde e a gente recomenda que o paciente que esteja sentindo algum sintoma, seja digestivo ou uma alteração na cor da pele, procure o seu posto de saúde”, completou o secretário de Vigilância em Saúde.

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário