quinta-feira, junho 11, 2020

Oitenta e cinco cidades de Pernambuco não terão reabertura do comércio de rua na segunda (15); veja lista


Com aumento de demanda no número de leitos de UTI, e sem mostrar tendência de queda no número de casos do novo coronavírus, oitenta e cinco municípios do Agreste e Zona da Mata de Pernambuco não terão reabertura de comércio de rua e atividades como salões de beleza e estética na próxima segunda-feira (15). A retomada das atividades estava prevista na terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, porém, as cidades das regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns não acompanharam a tendência dos outros municípios do Estado.

De acordo com o governo, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 analisou que as 85 cidades precisam manter as restrições por, pelo menos, mais uma semana. O que levou à decisão foi a pressão sobre o sistema de saúde, com aumento da demanda por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Para reforçar a prevenção à doença, serão realizadas atividades em Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns, como distribuição de máscaras de proteção, cestas básicas e produtos de higiene.

A primeira etapa de reabertura econômica em Pernambuco aconteceu na primeira segunda-feira (1) deste mês, quando a operação de lojas físicas de material de construção e o funcionamento, exclusivamente por delivery, do comércio não essencial foi liberado. Na última segunda (8), houve a retomada dos trabalhos da construção civil. Já nesta quarta-feira (10), acontece a retomada de diversos serviços de saúde. Clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia, retornam às suas atividades.

Na próxima segunda-feira (15), acontecerá a reabertura gradual do varejo para lojas de até 200 metros quadrados. Serviços de venda, locação e vistoria de veículos também voltarão a funcionar na mesma data, assim como salões de beleza e serviços de estética.

Veja quais os municípios que não terão reabertura do comércio de rua na segunda (15)

III Geres (Palmares) - 22 municípios: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu

IV Geres (Caruaru) – 32 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

V Geres (Garanhuns) - 21 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

XII Geres (Goiana) – 10 municípios: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

Por Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário