terça-feira, junho 09, 2020

Filha exige que prefeitura de Paulo Afonso retire óbito do pai por covid-19

Sepultamento de seu Benedito, 79 anos. Foto: Leitor PA4

A família do senhor Benedito Francisco da Silva, 79 anos, morador do Bairro dos Rodoviários e que seria o primeiro óbito registrado em Paulo Afonso está revoltada com a prefeitura de Paulo Afonso.

Mesmo com teste deu negativo (Não Detectável) para o Coronavírus SARS-Cov 2, a prefeitura de Paulo Afonso mantém há dias em seu boletim diário, como a causa da morte do paciente, o coronavírus. Já para Governo da Bahia, Paulo Afonso continua sem nenhuma morte por Covid-19.

Desde que divulgou oficialmente o 1º óbito em seu boletim do dia 27 de maio, a prefeitura não esclareceu de quem se tratava, porém, como nesse mesmo dia também foi divulgado o 1º caso no bairro onde morava seu Benedito, falecido dois dias antes no Hospital Covid-19, a família associou as informações.

Veja abaixo o desabafo de um dos filhos de seu Benedito:

“Sou filha de seu Benedito, eu quero que tire esses dados de morte no Rodoviário que sacanagem. Ainda tá como ele faleceu de covid-19. Isso é uma falta de respeito. Nem sequer sabemos onde enterraram meu pai. O SAF nem sequer deu notícias onde colocaram ele. A gente não sabe onde. Estou doente com isso. Graças a Deus que deu negativo que meu pai não morreu de covid-19, eles fizeram uma coisa terrível sem saber o resultado do exame de Salvador. Isso pode não. Pelo amor de Deus. Eu ainda estou transtornada com tudo isso. Me ajude que eles não querem tirar o boletim que meu pai faleceu de covid-19. Isso é falta de respeito, estou deixa indignada com tudo isso. Pra eles verem que meu pai tinha identidade, tem família também.”

O repórter Gil Leal (Angiquinho FM) teve acesso ao resultado do exame RT-PCR feito pelo Lacen (Laboratório Central) do senhor Benedito Francisco da Silva:


O que diz a prefeitura

Na tarde desta segunda-feira (8), a prefeitura de Paulo Afonso emitiu uma nota argumentando que mantém o caso nos boletins por causa do lado médico que atestou o óbito do paciente. Veja:

A Secretaria de Saúde de Paulo Afonso, por meio da Vigilância Epidemiológica, comprova um óbito por Covid-19 no município. O atestado foi liberado pelo médico plantonista, que verificou o diagnóstico do novo coronavírus no paciente. ⠀

No texto, o médico especifica a Covid 19, e ressalta “sepse de foco infeccioso, diabetes mellitus e insuficiência cardíaca congestiva”. Diante da conclusão do médico, que acompanhou o paciente na Upa Covid, não há contestação deste óbito. ⠀ ⠀
⠀⠀⠀ ⠀ ⠀  ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

A secretaria explica que este caso ainda não foi cadastrado no sistema SIVEP GRIPE, por estar em fase de adequação do sistema do Hospital de Urgência Covid. ⠀ ⠀
⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀
Por se tratar de uma nova doença e um momento delicado que o mundo, o país e, consequentemente, o município atravessa, torna-se totalmente compreensível que os profissionais que estão na linha de frente no combate a Covid-19 estejam em aprendizado ao manusear o sistema de informações.
⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀
A Prefeitura de Paulo Afonso reforça sua transparência e o seu compromisso no trabalho de combate a proliferação deste vírus, com ações responsáveis que têm como principal objetivo a proteção da população. O esforço da gestão torna o município uma referência no que se refere a Covid-19, sendo inclusive exemplo para as cidades vizinhas, onde secretários de saúde estiveram reunidos para receberem treinamento dos profissionais pauloafonsinos para atuarem em suas localidades. ⠀
 ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

A Secretaria de Saúde enfatiza o importante papel da imprensa como um vetor de combate as fakes news e instrumento de informação permanente, levando à população fatos relevantes e precisos e acima, de tudo, a não instauração do caos.

Por PA4.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário